Começa hoje o seminário “Arquitetura Latino-Americana: Articulações e Territorialidades”.

O Instituto Cervantes em parceria com o Instituto de Arquitetos de Brasília, a Secretaria de Cultura do DF e com o apoio da Universidade de Brasília, através de seu Departamento de Extensão, apresentam, nesta terça (16), o seminário Arquitetura Latino-Americana: Articulações e Territorialidades. Estruturado em torno de três eixos temáticos, o evento acontecerá em três noites de duração aproximada de 2h30. Cada noite terá uma mesa composta por três membros e um mediador local:

1ª Noite – 16/11/2010, às 19h30 – Tema: tecnologia e cultura

Mesa tratará da tecnologia como fato cultural, as implicações materiais e ambientais da tecnologia na configuração da paisagem no território, seus novos tempos e novas espacialidades e sociabilidades geradas por essas transformações tecnológicas.

  • Luciana Saboia: 10 minutos, introdução e apresentação dos convidados;
  • Neio Campos, Geógrafo, Brasília – 30 minutos
  • Jorge Francisco Liernur, Arquiteto, Argentina – 30 minutos
  • Paulo Dam, Arquiteto, Peru – 30 minutos
  • Debate: 30 minutos.

Além da estréia do primeiro dia de atividades, haverá a abertura da exposição: Arquitetura Uruguaia, onde serão exibidos alguns dos projetos mais emblemáticos da arquitetura uruguaia.

2ª Noite -Dia 17/11/2010, às 19h30 –Tema: habitação e enclaves urbanos

A mesa tratará das transformações do território urbano. Da resolução de enclaves urbanos e áreas esquecidas e desprezadas para o uso social. Falará também sobre a presença indelével da habitação na articulação e configuração das cidades, seus deslocamentos e sua qualidade ambiental.

  • Ione Carvalho, sub-secretária de Estado de Cultura do Distrito Federal, mediadora : 10 minutos, introdução e apresentação dos convidados;
  • Israel Alba, arquiteto, Espanha – 30 minutos;
  • Roberto Cintra Campos, arquiteto, Goiânia – 30 minutos;
  • Andrea Tapia, arquiteta, Argentina/ Itália – 30 minutos;
  • Debate: 30 minutos.

3ª Noite -Dia 18/11/2010, às 19h30 – Campo e cidade: articulações no território maior

Neste dia a mesa será composta por debatedores dos dias anteriores. Ampliará a escala de aproximação e recolocará o debate da relação cidade-campo na configuração das paisagens regionais.

  • Thiago de Andrade e Emília Stenzel: 10 min introdução e apresentação dos convidados;
  • Todos os debatedores anteriores, cada um com 15 minutos;
  • Debate: 30 minutos.

No contexto geral, o seminário terá como objetivo conhecer e debater as perspectivas críticas, acerca do território em suas articulações nas diversas escalas e espacialidades, como construir uma contribuição latinoamericana ao debate sobre as cidades brasileiras; retomar a discussão do território centrado na relação cidade-campo; colocar a discussão de novas redes e níveis de articulações espaciais não materiais; debater tecnologia articulada ao debate cultural; pensar o espaço da cidade dos enclaves urbanos e como o território se articula em torno da habitação e outras ocupações permanentes e transitórias; recolocar o debate da paisagem na discussão das territorialidades em diversas escalas; e analisar como grandes eventos podem mudar as cidades.

As inscrições poderão ser feitas pelo Instituto de Arquitetos de Brasília – IAB e pelo Instituto Cervantes, sendo que a emissão de certificado ficará a cargo do IAB.

O seminário tem como público alvo arquitetos e urbanistas de Brasília e das cidades vizinhas; estudantes de arquitetura e urbanismo, geógrafos, sociólogos, antropólogos e demais ciências humanas e sociais. Além dos demais interessados no assunto.

Serviço: ARQUITETURA -CICLO: Pensar a Cidade: oportunidades e desafios – SEMINÁRIO: Arquitetura latino-americana: Articulações e Territorialidades

Data: de 16 a 18 de novembro.

Vagas limitadas. Inscrições na Secretaria do Instituto Cervantes.

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes