A curadora e crítica de arte Cristiana Tejo ministra o curso “Arte e Colonialidade: Além das Teorias”.

30 de setembro e 1 de outubro.

Divulgação.

O curso Arte e Colonialidade: Além das Teorias será ministrado pela crítica e curadora Cristiana Tejo no Espaço Nave (Asceb – 904 sul) nos dias 30 de setembro e 1 de outubro. São oito horas de carga horário onde serão abordados temas urgentes para o universo da arte e que tem relação direta com muitos dos eventos desencadeados recentemente na produção do discurso político, dentro e fora do Brasil.

A partir de longa pesquisa desenvolvida durante seu doutorado, Cristiana Tejo elaborou um curso em que busca trazer à tona a relevância das relações históricas de exploração e subjugação racial que marcam a modernidade. A partir de uma análise das últimas edições da Documenta de Kassel [2012 e 2017] e das duas últimas edições da Bienal de São Paulo [2014 e 2016], a curadora traça um panorama para que possamos pensar, sob uma perspectiva crítica, nosso passado e futuro como um país que se fundou como economia escravocrata e patriarcal.

Ementa:

Arte e colonialidade: além das teorias

O pensador peruano Aníbal Quijano afirma que não podemos pensar na modernidade sem a colonialidade, pois ambas são faces da mesma moeda. O capitalismo emergiu juntamente com a noção de raça e sua hierarquia que colocava como superior os brancos europeus e este enlace molda até hoje as relações de poder em todos os âmbitos da vida. Desde pelo menos 1990, esta linha de pesquisa tem gerado novas reflexões a respeito do que seria o pós-colonial e o decolonial, chegando ao mundo das artes no início dos anos 2000, com a Documenta de Kassel de 2002, de Okwui Enwezor. Entretanto, observamos uma intensificação desta discussão a partir da segunda década deste século com as duas últimas Documentas de Kassel de 2012 e 2017 e as duas edições passadas da Bienal de São Paulo (2014 e 2016). Interessa-nos nestes encontros observar não apenas a adoção das teorias, mas principalmente a sua prática na arena do mundo da arte, além de buscar discutir os recentes embates sociais no Brasil e as feridas profundas da existência brasileira como o escravagismo, o patriarcalismo e o colonialismo que se perpetuam no nosso cotidiano e seu impacto no campo da arte.

Cristiana Tejo é curadora independente e doutora em Sociologia (UFPE) com a tese “A gênese do campo da curadoria de arte no Brasil: Aracy Amaral, Frederico Morais e Walter Zanini”. Organiza juntamente com Kiki Mazzuchelli a Residência Belojardim, no Agreste de Pernambuco. Foi co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte (Recife) e curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolveu intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP, com Cauê Alves. Foi Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), Curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), Curadora visitante da Torre Malakoff (2003 – 2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Foi curadora da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana, co-curou Brazilian Summer Show – Art & the City (Museu Het Domein, Holanda, 2009) com Roel Arkenstein, Futuro do Presente (Itaú Cultural, 2007) com Agnaldo Farias e Art doesn´t deliver us from anything at all (ACC Galerie, Weimar, 2006). Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Bonnefanten Contemporary Art Prize 2014 (Maastricht, Holanda), Videobrasil 2013, Solo Projects – Focus Latin America (ARCO Madri, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina (júri internacional, 2011), Salão de Goiás, Salão Arte Pará, do Programa BNB Cultural, Situações Brasília, entre outras. Lecionou História da Arte nas Faculdades Integradas Barros Melo por 8 anos onde também coordenou o Bacharelado em Artes Plásticas (2008-2009). Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009), Panorama do Pensamento Emergente (2011) e Salto no Escuro (2012). Foi organizadora do livro Paulo Bruscky – Arte e multimeios (2014) e Cinco Dimensões da Curadoria (no prelo). Contribui regularmente com as revistas Select (Brasil) e Terremoto (México). Vive e trabalha entre Recife e Lisboa.

Serviço: Curso “Arte e Colonialidade: Além das Teorias” com Cristiana Tejo
Data: 30 de setembro e 1 de outubro (sábado e domingo), de 15 às 19 horas
Local: Nave – ASCEB – SGAS 904 Conjunto A, Bloco H, segundo andar, Sala 201.
Investimento: R$ 200,00
Inscrições
Público: Os encontros são destinados a artistas, pesquisadores de arte e ciências humanas e interessados no tema.
Informações: navearteprojetopesquisa@gmail.com ou pelo telefone/whatsapp 99204-6607 (Yana Tamayo) ou 99246-2286 (Dani Estrella).