Chico Simões lança livro sobre a história do Mamulengo

7 de dezembro.

Chico Simões. Fotos: Davi Mello.

O brincante Chico Simões lança no dia 7 de dezembro o livro Arte e Manha do Mamulengo. Na obra, o artista reconta versões narradas pelos próprios mestres e mestras da tradição. O lançamento ocorre às 19 horas, em live ao vivo no Instagram @mamulengo.presepada. Com ilustrações da artista plástica Anna Göbel, a obra ficcional apresenta uma versão diferente da dita história oficial. Nela, a irreverência encarnada nos bonecos nasce como invenção de africanos escravizados em uma fazenda no interior do Nordeste, para contestar as relações de desigualdade social a que eram submetidos.

Arte e Manha do Mamulengo será lançado em formato tradicional impresso, em Braile e virtual. Os exemplares impressos serão doados para bibliotecas públicas e comunitárias, espaços culturais e escolas do Distrito Federal. Os pedidos podem ser realizados até o dia 4 de dezembro, pelo e-mail camaleaocultural@gmail.com. Já a versão virtual da obra estará disponível no site www.mamulengopresepada.com.br, a partir do dia 7 de dezembro. 

“Esse é um livro de um contador de histórias, não de um escritor”, afirma Chico Simões. E para escrever Arte e Manha do Mamulengo, o brincante toma como principal referência a tradição oral, nas diversas narrativas que ouviu de mestres e mestras em seus mais de 40 anos como mamulengueiro. Também se referencia nos livros Fisionomia e Espírito do Mamulengo, de Hermilo Borba Filho, e O Mundo Mágico do João Redondo, de Altimar Pimentel, onde a versão popular e suas variações foram registradas, ainda carecendo de documentos oficiais. 

Recontando a história, Chico acrescenta mais um ponto nesse conto ficcional que virou livro, buscando repercutir a importância de revisarmos a história não contada, especialmente sobre a nossa herança africana: “Temos uma dívida imensa com a cultura e o povo afro-brasileiro, por tudo que foi negado e por toda a violência que foi e ainda é praticada. Eu não sou um escritor, mas escrevo pela necessidade de deixar registrada essa visão de mundo diferente da visão eurocêntrica, uma contribuição para as gerações futuras e presentes”.

Lançamento do livro Arte e Manha do Mamulengo
7 de dezembro (segunda) às 19 horas
Onde: Instagram @mamulengo.presepada