“Música e Interatividade” é o tema do ciclo de debates “Arte e Vanguarda na Internet” nesta terça no CCBB.

Henrique Portugal - Divulgação

O tecladista do Skank, Henrique Portugal, e o jornalista Irineu Franco Perpétuo, organizador do livro digital O Futuro da Música Depois da Morte do CD, são os convidados do segundo debate do programa Arte e Vanguarda na Internet, do Centro Cultural Banco do Brasil, que acontece no dia 18 de maio (terça), a partir das 19h30. Com mediação dos jornalistas Julliany Mucury e Gustavo Falleiros, o debate tem como tema Música e Interatividade e será transmitido online pela TV UOL, sendo que os internautas poderão participar com perguntas.
 
O objetivo do ciclo é o de pensar a Internet como suporte para as várias artes: música, literatura, teatro, artes plásticas, fotografia, num total de cinco encontros mensais, de abril a agosto. O primeiro debate do ciclo foi dedicado à discussão da Web Arte e contou com a participação de Ivana Bentes e Suzete Venturelli. Até agosto, devem participar dos encontros os escritores Daniel Galera e João Paulo Cuenca; as atrizes Maria Alice Vergueiro e Renata Jesion, idealizadora do projeto Teatro para Alguém, um dos primeiros a levar o teatro para a Internet; e os fotógrafos Arthur Omar e Claudia Jaguaribe.
 
Além de sua atuação na banda mineira Skank, Henrique Portugal já gravou com diversos artistas, entre eles Gilberto Gil, Herbert Vianna e Sepultura; produziu discos para Acústicos & Valvulados, além da faixa Lavadeira do Rio, para o álbum Falange Canibal, de Lenine. O músico tem um estúdio, em Belo Horizonte, onde sempre se envolveu com música independente. Desde 2005, produz e apresenta na Internet/Rádio o programa Frente (www.programafrente.com.br), totalmente dedicado a divulgar o trabalho de artistas e bandas independentes.
 
Irineu Franco Perpétuo é jornalista, colaborador do jornal Folha de São Paulo, da revista Concerto, da TV Cultura, e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona). Ministra cursos de música na Casa do Saber (São Paulo), é autor do audiolivro História da Música Clássica, além de tradutor de literatura russa.
O debate Música e Interatividade será realizado no auditório do CCBB, que fica na SCES Trecho 2, conjunto 22, tel.: 3310-7087.
 
Serviço – “Arte e Vanguarda na Internet” – Debate: “Música e Interatividade” com Henrique Portugal e Irineu Franco Perpétuo
 
Local – Auditório do CCBB Brasília (SCES Trecho 2, conjunto 22)

Data – 18 de maio de 2010 (terça)

Horário – 19:30

Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída meia hora antes do início do evento.