“Arte sob o céu de Brasília” traz VJ Suave e artistas europeus para desenhar sob a cúpula do Museu da República junto com o público

6 de maio (sexta) a partir de 20:30.

Renato Acha

VJ Suave. Divulgação.

O Museu Nacional da República vai ganhar uma noite especial nesta sexta (6 de maio). O evento Arte sob o céu de Brasília celebra a Presidência Francesa do Conselho da União Europeia com uma grande projeção de renomados VJs na cúpula da obra de Niemeyer. “O evento reflete temas que são caros à Presidência Francesa do Conselho da União Europeia: paz, planeta, diversidade e juventude.” Destaca a Embaixadora da França, Brigitte Collet.

A Embaixada encomendou desenhos ao duo VJ Suave, que levou em conta a arquitetura única do Museu Nacional com suas ousadas curvas projetadas por Niemeyer. O jogo de luz, cor e som misturam tecnologia com street art e proporcionam um momento de conexão entre o espectador e a cidade-monumento.

Os desenhos serão animados em tempo real e projetados na cúpula pelo duo de artistas brasileiros VJ Suave, especialista em arte digital, com a colaboração de quatro artistas europeus (o duo OMAi, SOUNDI e TYPRU). Em um segundo momento, o público presente será convidado a participar de uma sessão interativa, animando as projeções e seus próprios desenhos por meio de tablets disponibilizados com essa finalidade. 

“Para a interação coletiva usamos um aplicativo para o tablet de desenho e animação digital chamado Tagtool. Ele nos permite, através de um servidor, criar uma rede e fazer o que se chama de uma jam e compartilhar o desenho com artistas que estão na Europa. São três artistas europeus e um brasileiro, os quatro desenham juntos ao mesmo tempo”. Contam Ceci Soloaga e Ygor Marotta, que formam o VJ Suave. “Tem também o DJ Xique Xique, um francês que mora no Brasil, e a DJ Isadoser, uma brasileira que reside na Chapada dos Veadeiros. As temáticas abordam elementos como natureza, juventude e igualdade de gênero”. Completam.

A tecnologia ultrapassa fronteiras e minimiza diferenças de fuso horário. Vários artistas desenharão e animarão em tempo real, em uma obra colaborativa, inédita e efêmera. Essa construção a várias mãos é uma referência à União Europeia e seu espírito de comunidade. 

“O evento vai ter dois momentos. A primeira hora traz essa jam entre artistas brasileiros e europeus. Depois a ação será aberta ao público como se fosse uma aula. As pessoas vão poder desenhar diretamente sobre o museu através dos tablets”. Convida VJ Suave.

Para completar a festa sob o céu de Brasília, food trucks conhecidos da cena cultural e gastronômica da cidade estarão instalados nas proximidades do Museu. 

20:30 – 21:30 – Animação e desenho ao vivo por VJ Suave e convidados europeus
21:30 – 23:00 – Projeções interativas com o público

Arte sob o céu de Brasília – Uma celebração da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia
Fachada externa do Museu Nacional da República
6 de maio (sexta)
Entrada franca.