Diversas etnias se encontram na mostra Arte Tribal Africana.

A mostra Arte Tribal Africana traz sessenta máscaras e totens em exibição no Salão Branco do Congresso Nacional de 13 de novembro a 16 de dezembro. São obras que integram o acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, pertencente ao escritor e curador da mostra, Maciel de Aguiar.

A cultura africana marcou sua influência na arte ocidental, vide Picasso, Modigliani e diversos modernistas que se inspiraram em máscaras e padronagens africanas para compor suas criações. A presença de elementos animais e minerais é comum e traz em si uma carga genealógica e mítica, que alia espiritualidade e história em um elo de fortes civilizações.

A cerimônia de abertura ocorre no dia 20 de novembro, com apresentação de grupo folclórico de Ticumbi – manifestação afrodescendente que representa a luta entre dois reis para louvar São Benedito: Rei de Bamba e o Rei de Congo. O grupo é formado por 18 pessoas, todos negros, e é considerado o mais genuíno do estado do Espírito Santo. O curador da mostra, Maciel de Aguiar, é Vassalo – espécie de ajudante – do grupo há mais de 45 anos.

Serviço: Exposição Arte Tribal Africana – acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental 

Cerimônia de abertura

Data: 20 de novembro de 2012 (terça)

Local: Salão Branco do Congresso Nacional

Hora: 18 horas

Apresentação de grupo folclórico de Ticumbi – manifestação folclórica afrodescendente

Entrada franca

Visitação

De 13 de novembro à 16 de dezembro de 2012.

Local: Salão Branco do Congresso Nacional

Horário: todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 18 horas

Entrada franca.