Canções de Roberto Carlos inspiram espetáculo de dança.

Foto: Cintia Pimentel. Divulgação.
Fotos: Cintia Pimentel. Divulgação.

O espetáculo As Canções que Você Dançou pra Mim está em cartaz na Caixa Cultural de 1º a 3 de maio (sexta a domingo). A Focus Cia de Dança apresenta quatro casais de bailarinos que se movimentam sobre um conjunto de trechos de 72 canções imortalizadas pelo Rei Roberto Carlos.

A coreografia de Alex Neoral, fundador e diretor da companhia Focus, se baseia em músicas que fazem parte da vida de todo brasileiro com mais de 30 anos de idade e até dos mais jovens, pois sucessos como Detalhes, Outra Vez, Desabafo, Por isso eu corro demais, Eu te darei o céu, Falando sério e Proposta, dentre vários outros.cia na bilheteria do Teatro.

A encenação mexe com a memória e com a emoção do espectador. Difícil não se deixar embalar pelas composições que enchem o teatro na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos dos anos 1960 a 1980. O espetáculo foi eleito como uma das melhores montagens em dança pelo jornal O Globo (em 2011) e pela Folha de São Paulo (em 2012).

Além do espetáculo, a Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, vai ministrar uma oficina de dança contemporânea totalmente gratuita. A oficina acontece no dia 02 de maio (sábado), das 14 às 17 horas, no Teatro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 27/04 com o envio do currículo para o e-mail focusciadedanca@gmail.com. As inscrições são gratuitas. O público-alvo é de bailarinos profissionais.

‘A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens cantavam músicas do rei e um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum’. Conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. ‘Uma canção vai puxando a da sequencia, formando uma grande história. É como se uma pessoa perguntasse e a outra respondesse’, completa Alex.

Para Alex – que coreografa pela primeira vez a partir da palavra cantada – o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.

O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. Alex destaca ainda a interatividade do espetáculo com a plateia o que torna cada apresentação única, ficando o elenco sujeito à reação da plateia que se emociona, chora e ri. Além de Alex Neoral, que também faz parte do elenco, estão Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

As Cancoes_ foto Cintia Pimentel 3
Serviço: As Canções que Você Dançou pra Mim
Data: 01 e 02 de maio às 20 horas e 03 de maio às 19 horas
Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul, Quadra 04, Lotes ¾)
Informações: (61) 3206-9448 | 9449
Vendas antecipadas na bilheteria do teatro a partir de 25 de abril
Tel: 61 3206-6456
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 55 minutos

Oficina Gratuita de Dança Contemporânea
02 de maio de 14 às 17 horas
Teatro da Caixa Cultural
Inscrições e informações: focusciadedanca@gmail.com