Sérgio Moriconi ministra o curso “As Cidades e o Cinema” de 25 a 31 de agosto na 508 sul.


Foto de Rodrigo de Oliveira.

O curso consiste numa mostra de 5 filmes (além de seqüências de vários outros) que tenham as cidades, não só como cenários de filmes, mas principalmente como um elemento fundamental do drama cinematográfico. A inspiração é o fabuloso livro do escritor italiano Ítalo CalvinoAs Cidades Invisíveis. Nele, Calvino apresenta a idéia de que as cidades não existem apenas como uma geografia concreta de ruas, casas etc. As cidades são construções imaginárias, simbólicas, repletas de mitos coletivos ancestrais e, ainda, têm diferentes significados para cada um dos indivíduos que nela habitam. É claro que a As Cidades e o Cinema é especialmente oportuno para uma cidade como Brasília, cidade utópica que vai comemora seus 50 anos agora em 2010.

No curso, diferentes diretores, de diferentes nacionalidades, apresentam as cidades como elementos preponderantes da trama. Os conflitos ali desenvolvidos ganham contorno e densidade porque acontecem num espaço urbano específico. Eles não poderiam se dar alhures. Mas há também filmes em que a cidade é a grande protagonista, casos de La Seine a Rencontré Paris, de Joris IvensÀ Propos de Nice, de Jean Vigo, e Roma, de Federico Fellini, obras cada um dos realizadores transformam a câmera num flâneur que revela os mais recônditos segredos dos lugares focalizados.

As Cidades e o Cinema vai tentar igualmente fazer o aluno/espectador reencontrar o espírito inspirador do livro de Italo Calvino. Em A Cidades Invisíveis, o escritor – tal como Sherazade, que conta, noite após noite, mil e uma histórias ao sultão – se vale do viajante Marco Pólo que descreve para Kublai Khan, a quem serviu durante muitos anos, suas impressões sobre as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. É esta mesma vertigem, provocada por uma geografia urbana vária e fantástica, que queremos produzir com a nossa mostra. Esta é uma das razões por que programamos As Mil e Uma Noites, de Pier Paolo Pasolini, filme que restitui em nós o espírito de uma fábula narrativa, assim como obras experimentais que proporcionam um olhar poético sobre a paisagem urbana.

Outros filmes, como Tókio GaAlice nas Cidades, ambos do alemão Win WendersFelizes Juntos (passado em Buenos Ayres), do taiwanês Wong Kar-WaiManhattan, de Woody AllenBerlim, trazem diferentes abordagens do urbano e das metrópolis na segunda metade do século XX. Contudo, a curiosidade dos cineastas face às cidades teve início desde que o cinema tomou consciência de si mesmo. Dois célebres exemplos são Um Homem Com Uma Câmara, de Dziga Vertov, filme que esquadrinha as cidades de Odessa e Moscou, e Berlim, Sinfonia de Uma Cidade, deWalter Ruttmann. Ambos são clássicos incontestáveis da história do cinema. As Cidades e o Cinema também vai contemplar a perspectiva visionária da urbe dos filmes fantásticos e de ficção-científica.

Dentre os filmes a serem apresentados devem estar, entre outros:

Alice nas Cidades (Alemanha), de Win Wenders

Lar Doce Lar (Bélgica/França), de Ursula Meyer

Luzes no Crepúsculo (Finlândia), de Aki Kaurismäki

Descaminhos (Brasil), de Marília Rocha, Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, entre outros

Urbânia (Brasil), de Flávio Frederico

Blow Up (Itália/Inglaterra), Michelangelo Antonioni

Serviço: Curso As Cidades e o Cinema com o Prof. Sérgio Moriconi

Local: Espaço Cultural 508 Sul

Período: de 25 a 31 de agosto de 2010

Horário: 19:30 às 22:00.

Vagas: 70