‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ volta ao CCBB em formato híbrido

De 26 de outubro a 14 de novembro.

“Quatro Sentidos” (Costa Rica). Divulgação.

O Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema – realiza sua décima edição no CCBB Brasília de 26 de outubro e 14 de novembro, em formato híbrido: com sessões presenciais e virtuais. 

“Juntos” (Estados Unidos).

A programação do festival é integrada por 29 produções de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens, e também quatro debates online. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura, e produção da Cinema Falado Produções.

“As belas cores de Jeremy Sicile-Kira” (Estados Unidos).

Esta edição traz sete obras do Brasil, cinco dos Estados Unidos, cinco da Rússia, duas da Espanha e um filme de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido. As produções contam histórias com personagens ricos e diversos. Pessoas que buscam a realização de seus sonhos; que exigem serem ouvidas pela comunidade; que se expressam através da arte ou compartilham trajetórias de luta por seus direitos. Temas como educação inclusiva, sexualidade e esporte também são abordados.

“Arghavanh” (Irã).

É com muita alegria que chegamos a 10ª edição desse festival tão importante que acompanha as conquistas, lutas, perdas e ganhos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas. O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem suas histórias, através dos filmes e debates. Estamos preparando uma edição linda e dessa vez com os debates e parte dos filmes também disponibilizados de forma online, ampliando assim o acesso de todos“- comenta Graciela Pozzobon, diretora do festival.

“A Primeira Lei” (Argentina).

O público poderá participar do Assim Vivemos de duas formas: na sala de cinema do CCBB Brasília ou acessando virtualmente parte da programação em www.assimvivemos.com.br. Reaberto desde setembro do ano passado e seguindo as normas sanitárias, o Centro Cultural Banco do Brasil está preparado para receber a todos com segurança. Os ingressos podem ser retirados exclusivamente no site bb.com.br/cultura e no www.eventim.com.br.

“Fale conosco” (Brasil).

De 26 de outubro a 7 de novembro o CCBB recebe as sessões presenciais. Já as sessões online serão disponibilizadas aos poucos, ficando disponíveis até o dia 14 de novembro. A cada semana estarão no site do festival filmes relacionados aos debates semanais e na última semana, uma sessão extra.

“13 Kilômetros” (Cazaquistão).

Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. No CCBB, serão exibidos três programas presenciais por dia. E no site do festival serão disponibilizados nove filmes, sendo sete relacionadas aos temas debatidos: A força da Arte, Educação para todos, Parceria colaborativa e Em busca de uma voz. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. 

“O Artista e a Força do Pensamento” (Brasil).

Debates e sessões online poderão ser assistidos no site do festival www.assimvivemos.com.br. Os filmes terão opções com legendas e também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além de interpretação em LIBRAS. Os debates ao vivo terão interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa. Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.

“Seremos Ouvidas” (Brasil).

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
De 26 de outubro a 14 de novembro
26/10 a 7/11 – sessões presenciais
26/10 a 14/11 – sessões online e debates
Classificação: Livre
Entrada franca.