Athos Bulcão e a azulejaria portuguesa.

Untitled-2
Renato Acha

A mostra “Azulejos em Lisboa – Azulejos em Brasília” será exibida no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa (Portugal), de 29 de maio a 28 de julho, e propõe um livre diálogo entre a estética da composição modular entre obras brasileiras e portuguesas.

Untitled-2

 

Azulejo, Brasília e Portugal rimam com Athos Bulcão. Sua obra e a azulejaria portuguesa se aproximam em torno de semelhanças compositivas, nas paletas de cores e na lógica do processo de montagem. A técnica da azulejaria teve origem na Península Ibérica, no fim do século 15, e herdou forte influência da cultura islâmica e de sua peculiar expressão geométrica, elemento quase onipresente nas criações de Bulcão.

Untitled-2

 

Valéria Cabral, Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão, teve um bate-papo com o Acha Brasília, onde conta detalhes sobre a exposição em Portugal.

“Como estamos no Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil, então obviamente nada mais propício do que Athos ir para Lisboa. A mostra abre no dia 28 de maio e tem curadoria de Marília Panitz, o projeto é do arquiteto Caetano Xavier de Albuquerque.”

Untitled-2

 

“Nos deram duas salas dentro do Museu. Na primeira sala vamos montar como um gabinete de curiosidades com plantas do Athos, os bichos, a paleta de cores que ele usava, com três máscaras, dois quadros, uma bancada com livros para as pessoas consultarem.”

Untitled-2

 

“A segunda sala apresenta o diálogo entre a Azulejaria de Athos e a azulejaria portuguesa exposta no Museu Nacional do Azulejo, de onde selecionamos onze painéis que vão dialogar com os painéis de Athos. Nós estamos levando azulejos de Athos e o Museu vai emprestar os azulejos escolhidos para a mostra.”

Untitled-2

 

Serviço: Azulejos em Lisboa – Azulejos em Brasília

Mostra organizada para comemoração do Ano do Brasil em Portugal – 2013

Local:  Museu Nacional do Azulejo – Lisboa, Portugal

Abertura 28 de maio (terça), às 19 horas, para convidados

Visitação: De 29 de maio a 28 de julho

Entrada Franca

Classificação: Livre para todos os públicos

Curadoria: Marília Panitz

Projeto Expográfico: Caetano Albuquerque

Patrocínio: Grupo CCR

Incentivo: Lei Rouanet do Ministério do Estado da Cultura

Apoio: Embaixada do Brasil em Portugal e Gabinete C

Informações: (+55 61) 3322 7801 e fundathos@fundathos.org.br.