Athos Bulcão em mostra na Caixa Cultural Rio.

Divulgação.
Divulgação.

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra Athos Bulcão – Tradição e Modernidade, em exibição até 8 de março, com curadoria de Marcus de Lontra Costa em parceria com a Fundação Athos Bulcão de Brasília.

A exposição apresenta um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares compondo um panorama de sua produção e sua inserção na arte nacional e internacional. Com entrada franca e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra abre para visitação no dia 10 de janeiro (sábado) e fica em cartaz até 8 de março de 2015, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.A exposição privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, de caráter geométrico e monumentais, como os painéis do Sambódromo, no Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck e a Igrejinha N. S. de Fátima, ambos em Brasília, e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Argentina, entre outros. Além de obras, também compõem a mostra vídeos, estudos, textos e material iconográfico que ajudam a elucidar a trajetória do artista e a traçar um elo entre sua vida, a arte e a arquitetura.

Athos potencializa a arquitetura e trabalha peculiaridades oferecidas pelo espaço projetado, as relações deste com a paisagem e com a natureza, como a incidência da luminosidade solar. Em seus azulejos destacam-se a modulação e o grafismo criados com base nas formas geométricas. Sua obra, inscrita em alguns dos principais edifícios modernos brasileiros, notabiliza-se pelo equilíbrio encontrado nas relações entre arte e arquitetura.

athos bulcao 3

Ela, também, está ligada aos espaços públicos, entre murais, painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados, entre outros. Há mais de 200 obras de integração da arte à arquitetura espalhadas por Brasília – DF. Os azulejos e os painéis de integração fazem parte do acervo da humanidade.

“Athos Bulcão contribuiu de forma decisiva para a história da arte brasileira e agrega valores internacionais na construção das questões vanguardistas do século XX. Considerado um dos mais expressivos artistas de sua geração, a exposição propõe o resgate de sua memória através de uma mostra abrangente e de qualidade relevante”, destaca o curador Marcus de Lontra Costa.

Pelo conjunto da obra, Athos Bulcão, recebeu vários prêmios e condecorações, como a Ordem do Mérito Cultural, recebida em 1995 do Ministério da Cultura, em cerimônia no Dia Internacional da Cultura. No mesmo ano, ele também recebeu o Diploma de Reconhecimento do Instituto dos Arquitetos do Brasil por sua obra em prol da arquitetura nacional.
Em 1996, ele ainda ganhou o título de Cidadão Honorário de Brasília, por iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Como professor, lecionou no Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília e, em 1969, recebeu o título de Sócio-Benemérito do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Athos Bulcão foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, os maiores responsáveis por sua formação: Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco, Burle Marx, Milton Dacosta, Vinícius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti, Manuel Bandeira, Vieira da Silva, Arpad Szenas, etc.

A produção da mostra está a cargo de Anderson Eleotério e Izabel Ferreira – ADUPLA Produção Cultural, que vem realizando diversas exposições itinerantes pelo Brasil, como: Farnese de Andrade, Milton Dacosta, Raymundo Colares, Bandeira de Mello, Carlos Scliar, Debret, Aluísio Carvão, Mário Gruber, Antonio Bandeira, etc. A concepção do projeto é de Anderson Eleotério, também design de montagem da mostra, que utiliza recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos a fim de proporcionar ao público um clima lúdico e intenso.

athso bulcao 2

Serviço: Athos Bulcão – Tradição e Modernidade
Data: 10 de janeiro a 8 de março
Visitação: Terça a domingo, de 10 às 21 horas
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Agendamento de Grupos: agendamento@gentearteirarj.com.br ou pelo telefone (21) 3980-4898