Google Art Project exibe obras de Athos Bulcão.

Divulgação.
Divulgação.

O Google Art Project convidou a Fundação Athos Bulcão para selecionar cerca de vinte obras do artista, que agora podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo na exposição “Athos Bulcão: Tiles from Brasília”. São mais de 90 fotos, em alta resolução, acompanhadas de informações em inglês. Uma vez que se tratam de obras públicas, espalhadas por edifícios e parques da cidade, para quem quiser romper a virtualidade e conhecer os azulejos de perto, uma janela ao lado da obra mostra sua localização exata.

“Athos Bulcão: Tiles from Brasília” é uma introdução aos geniais padrões de azulejos do artista. Segundo Rafaella Tamm, curadora da exposição, foram escolhidos os painéis mais representativos que integram a arquitetura de Brasília, cidade para onde o artista se mudou em 1958, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, para colaborar no projeto de alguns dos mais impressionantes edifícios modernistas do mundo e suas áreas internas, um imperdível exemplo da arquitetura da metade do século XX.

A participação no projeto dá à Fundação acesso a uma plataforma que permite escolher o número de galerias, obras de arte e informações a serem disponibilizadas. Dessa forma, em breve, o público pode aguardar novas exposições de obras de Athos Bulcão.

O Google Art Project é um site mantido pelo Google Cultural Institute em colaboração com museus espalhados por diversos países, que oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo, além de outras ferramentas interativas. A Fundação Athos Bulcão é uma das instituições brasileiras pioneiras a fazer parte da iniciativa, ao lado da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Fundação Iberê Camargo, o que mostra o reconhecimento internacional à obra de um artista que deixou um legado único.

Acesse a exposição em https://goo.gl/zlMuF7
Acesse o Google Cultural Institute em www.google.com/culturalinstitute