Fotomontagens de Athos Bulcão ganham exposição.

Até 8 de abril.

Crianças em Veneza (1952). Divulgação.

O público admirador de Athos Bulcão tem novamente a oportunidade de apreciar suas surpreendentes fotomontagens na exposição em cartaz na galeria da Fundação. São 26 imagens inusitadas nas quais o artista flerta com o surrealismo. O método do artista consistia em procurar e recortar fotos de revistas da época, colando-as em um fundo comum e refotografando a cena composta.

A Prisioneira (1952).

A série de obras foi produzida entre 1949 e 1954, em um momento bem específico da vida do artista. Era início da década de 50, e o Brasil experimentava uma efervescência no campo da fotografia. “Athos Bulcão retornava da França e estava em crise, pois havia descoberto que não poderia viver de pintura no Brasil”, lembra Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação.

Du coté de Guermantes (1952).

Nas palavras do próprio Athos, ele resolve “fazer uma coisa que não fosse nem fotografia, nem cinema, nem teatro”. Começou, então, a recortar as figuras de revistas e a colocá-las umas ao lado das outras, em um exercício de enquadramento. O resultado são imagens fantásticas. No entanto, as medidas exatas nas proporções dos recortes, o equilíbrio na luz e nos tons das fotografias, fazem parecer normais as montagens em que hipopótamos descansam na sala de visitas ou cabeças de crianças “voam” em Veneza.

Um americano em Paris.

Serviço: Exposição de Fotomontagens de Athos Bulcão
Visitação: Até 8 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Local: AB Galeria – Fundação Athos Bulcão (CLS 404 Bloco D loja 01)
Informações: (61) 3322-7801
www.fundathos.org.br
Escolas e grupos: agendar visita pelo e-mail fundathos@fundathos.org.br