O incêndio que atingiu o depósito da Cinemateca Brasileira na zona oeste de São Paulo em 29 de julho abalou a memória e a história do país já tão vilipendiado neste desgoverno.
O apoio à Cinemateca mobilizou a realização de atos de apoio à instituição neste sábado (7). Já estão confirmadas ações em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.
Os protestos foram organizados pela Frente Ampla em Defesa da Cinemateca, que inclui ex-funcionários, coletivos de defesa do órgão e entidades do audiovisual, e acontecerão entre 14 e 17 horas.
Em Brasília o ato ocorre na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.
O movimento SOS Cinemateca Brasileira destaca que foi “um ano da tomada das chaves da Cinemateca Brasileira pelo governo federal, um ano sem trabalhadores e um ano de promessas não cumpridas”.
Além do incêndio que devastou parte do raro acervo, estão em pauta o alerta para o risco de uma tragédia ainda maior no prédio principal, na Vila Clementino, a demanda de contratação imediata de técnicos em preservação audiovisual e melhorias no chamamento público para a seleção de um novo gestor.