Baile dos Mudernos Candangos ganha mais uma edição.

23 de julho.

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Foto: Célio Maciel.

No dia 23 de julho, domingo, Brasília recebe a segunda edição do Baile dos Mudernos Candangos, os inventores dos novos sonhos, sambas e toques. Em um dos ambientes mais efervescentes de arte da cidade, o Espaço Cultural Canteiro Central, no Setor Comercial Sul, percussionistas da cidade e de Pernambuco se encontram ineditamente para um baile pra lá de muderno. Alfaias, ilús, atabaques, tambores, agbês e violas passeiam entre os toques e acordes da capital em uma noite dançante e contagiante.

Vinda diretamente de Pernambuco para o bailinho candango, a cantora compositora e percussionista Alessandra Leão, acompanhada do compositor, arranjador, produtor musical, violeiro e guitarrista Caçapa, apresentam um show em duo com músicas selecionadas dos seus repertórios individuais, além de arranjos para temas tradicionais de coco, cantoria e candomblé e percussão

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro traz a inovação da percussão brasileira com tradicionais instrumentos da cultura popular e a invenção de uma nova pulsada, o Samba Pisado, um ritmo tipicamente brasiliense. No repertório, músicas compostas pelo próprio grupo ou buscadas nos terreiros do País afora representando a força do batuque de Brasília. A fusão dos repertórios acontece pela primeira vez, juntando sets recheado de candangagem e mudernagem.

A abertura do evento conta com um inédito projeto, o Zamba, que promove o encontro de grandes batuqueiros do DF. Foram convidados importantes nomes do movimento percussivo da cidade para uma jam de tambores e ritmos populares. São esses nomes: Macaxeira, do Muntchako; Mariano Toniatti, do Duo Alvenaria; Júlia Carvalho, do Chinelo de Couro; Carlos Negão, da Lua Nova Tambores do Paranoá; Tico Magalhães, de Seu Estrelo; e Lirys Catharina, das Batuqueiras. Todos reunidos em uma cozinha pra lá de animada!

Alessandra Leão e Caçapa. Foto: Luan Cardoso.

Serviço: II Baile dos Mudernos Candangos
Data: 23 de julho (domingo) às 16 horas
Local: Canteiro Central, Setor Comercial Sul
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).