Felix Baloy, do Buena Vista Social Club, e seus filhos promovem uma noite especial nesta sexta.

16 de fevereiro.

Divulgação.

Depois do grande sucesso da primeira apresentação de Felix Baloy e Seus Filhos com a banda Sabor de Cuba no dia 27 de janeiro no restaurante Otramanera com lotação máxima, a casa tem a honra de apresentar, com o apoio do Strike Boliche do Pier 21, um ultimo show pra ficar na memória. A Banda Sabor de Cuba recebe este grande cantor e compositor desde o Buena Vista Social Club, do Afro Cuban All Star para uma noite inesquecível e histórica.

Quem faz a produção é o Otramanera Cocina Latina. “Nossa missão é tornar Brasília um território do que há de melhor na Cultura Latina. A música Cubana é um tesouro do nosso continente. E ficamos muito felizes em realizar o sonho de termos o Felix Baloy cantando em nossa casa que foi um sucesso e por isso resolvemos fazer a segunda edição. Queremos compartilhar esta noite inesquecível com toda a Capital Federal”, conta Karla Dias, responsável pelo evento.

Felix Baloy é um cantor cubano, sonero e percussionista conhecido do meio profissional como Baloy. Nascido em 1943, na cidade de Mayarí (Cuba), é um dos grandes nomes da música cubana atual. Ainda muito pequeno, devido à perda dos seus pais, foi viver com suas tias em San Miguel del Padrón (Havana).

O despertar para a música aconteceu desde muito cedo, ainda jovem, cantando enquanto vendia balas nas ruas e tocando tumbadora com alguns grupos de Havana.

O início de sua carreira como cantor foi marcada, por acaso, quando um dia, saindo de sua casa em San Miguel del Padrón, foi abordado por um músico que o convidou para fazer um teste em uma orquestra onde foi aprovado. A partir daí, sua história com a música não foi mais a mesma. Esse foi um passo para definir seu caminho como cantor profissional e o consagrar mais tarde como o primeiro sonero de Cuba.

Foi vocalista de muitos grupos, incluindo Buena Vista Social Club, Chappotin y Sus Estrellas, Revé, Adalberto Alvarez y su Son e o Afro-Cuban All Stars. Cantou ao lado diversos grandes cantores(as) de Cuba como Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer, Manuel “Puntillita” Licea, dentre outros. Também cantou no álbum de compilação Café Cubano, produzido através do Putumayo World Music. Ele tem, pelo menos, três álbuns solo como Baila Mi Son (2000), Un Poquito de Fé (2005) e Un Solo Amor (2008).

Críticos descrevem-no como um dos soneros mais importantes da década de 1970 e 1980 e por ser reconhecido em Cuba e em parte da Europa e também sobre suas músicas que enfatizam fé, liberdade, direitos e respostas ao colonialismo.

Hoje, aos 74 anos, canta em Havana com o novo Buena Vista Social Club, apresentando-se na famosa casa de shows El Guajirito e viajando para a Europa se apresentando em diversos países.

Serviço: Felix Baloy (Buena Vista Social Club) e Seus Filhos – com a Banda Sabor de Cuba
Data: 16 de fevereiro (sexta) às 22 horas
Local: Strike Boliche Pier 21
Ingressos antecipados no Restaurante Otramanera (CLS 413 – Bloco A – Loja 2 – Asa Sul)
Valores: R$ 35,00 – Na hora: R$ 40,00
Informações: (61) 99317-1070
Classificação etária: Livre.