Bananada celebra 20 anos com o show “Refavela” de Gilberto Gil.

De 7 a 13 de maio de 2018.

Foto: Paola Alfamor.

O Festival Bananada se prepara para comemorar 20 anos em grande estilo. Com a próxima edição marcada para 7 a 13 de maio de 2018, a produção anuncia a apresentação do show-homenagem aos 40 anos de lançamento do disco Refavela, com Gilberto Gil, Moreno Veloso e Maíra Freitas.

O público vai conferir releituras das músicas do disco, além de canções que fizeram parte do show original. O Bananada, produzido pela A Construtora Música e Cultura, ainda promove um intercâmbio entre cultura e música de mais diversas bandas.

“A ideia de reunir novamente as canções de Refavela em um show surgiu mais da vontade coletiva em mergulhar nesse repertório do que de qualquer outra coisa”, esclarece o diretor Bem Gil, que convidou o próprio pai, Gilberto Gil, além de Moreno Veloso e Maíra Freitas para o projeto. A cantora Céu, que também participa do projeto, não estará presente no show do Bananada. “O Moreno e a Maíra compartilham desse gosto profundo pelo Refavela, assim como todos os músicos escolhidos para o show que celebra os 40 anos de lançamento do disco”, comenta.

Há 40 anos, o cantor e compositor Gilberto Gil fez sua primeira viagem à Nigéria para participar do Festival Mundial de Arte e Cultura Negra, em Lagos, onde reencontrou uma paisagem suburbana muito similar aos conjuntos habitacionais construídos na década de 1950 no Rio de Janeiro e Salvador. Refavela foi estimulada, segundo Gil, por este reencontro, de cujas visões nasceram também a própria palavra, em contraposição à Refazenda, o anterior, de inspiração rural.

Gil e Bem. Foto: Henrique Alqualo.

Serviço: Bananada 20 anos
Data: De 7 a 13 de maio de 2018
Ingressos