Baobás.

Foto: Bruno Bernardes. Divulgação.
Renato Acha

O espetáculo Baobás circula pela cidade de 28 de junho a 27 de julho e depois segue para Porto Alegre, em apresentações com entrada franca, onde são recriadas personagens e cartas escritas pelo aviador, ilustrador, jornalista, inventor, poeta, escritor Antoine de Saint-Exupéry, cuja obra O Pequeno Príncipe é referencia para o universo literário de crianças e adultos.

“Buscamos criar um espetáculo que estimulasse no espectador um olhar leve e compreensivo sobre temas, por vezes difíceis, como encontros e desencontros, e que estimulasse a imaginação e a criatividade da criança que há em todos nós”, revela a diretora Fernanda Pacini.

Baobás surge do intercâmbio entre o teatro brasiliense e o gaúcho e agrega características peculiares de ambas as regiões, apresentadas em um planetário totalmente branco, que cria a atmosfera intimista em forma de iglu, que remete a um cinema de 180º graus, repleto de projeções que teletransportam a platéia para um universo surreal que retrata a relação de Antoine com a aviação com muita poesia.

A VIRTÙ – Confraria Teatral, fundada em Porto Alegre em 2002 se uniu ao grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores, fundado em Brasília, em março de 2001. Fernanda Pacini foi a mediadora deste bem vindo encontro ao convidar o ator Guilherme Carvalho do Grupo Pirilampo e o ator Maico Silveira, também membro do Virtù para criarem juntos este espetáculo. A sutil percepção da necessidade do diálogo entre cidades distantes, resultou em uma obra peculiar que tranpõe fronteiras geográficas.

Foto: Bruno Bernardes. Divulgação.

O público vai viajar em meio a uma aventura cheia de amor e heroísmo, que apresenta histórias da criação do correio aéreo, das aerovias da Europa, África, América do Sul. Saint-Exupéry, ou Zé Perri, como era chamado pelos pescadores brasileiros, revela detalhes sobre seus companheiros, sua relação com a guerra e com as mulheres.

A interação é o mote do espetáculo e os presentes são convidados à brincadeira ao fazer aviões de papel, que integram cena e a história, ao serem lançados. Outro elemento inclusivo é quando o elenco, antes de iniciar a sessão, sugere que a platéia escreva cartas afetivas a seus parentes e/ou amigos. Elas serão enviadas pelos Correios pela própria diretora do espetáculo, daí a importância de se saber o endereço completo e CEPs de memória ou levar os dados anotados em um papel.

A criança que existe em todos nós alimenta sua alma com a imaginação, a sensibilidade despretensiosa e o sonho inerentes. Baobás eleva estes nobres sentimentos em uma experiência sinestésica que promete leveza, transcendência e encantamento coletivo.

Serviço: Baobás

Temporada Brasília

8, 9 e 10 de julho, às 20h. Museu da República. Brasília

Itinerância pelo DF

28 e 29 de junho, às 20h. Centro de Ensino Fundamental 113. Recanto das Emas.

1º de julho, às 20h. CEDEP. Paranoá.

4 de julho, às 19h. COSE SUL. Gama

6 de julho, às 20h. Campus UnB. Planaltina

11 de julho, às 20h. INCEF. Ceilândia

27 de julho, às 20h. SESI Taguatinga.

Temporada Porto Alegre

De 05 a 21 de agosto de 2011.

Ingressos: Entrada franca.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Foto: Bruno Bernardes. Divulgação.