Bar de Respeito mapeia bares e estabelecimentos amigáveis à comunidade LGBTQIAP+

A Nohs Somos, startup de impacto social que tem como objetivo aproximar e auxiliar as empresas a aprimorarem sua gestão inclusiva com Diversidade e Inclusão (D&I), atuou no desenvolvimento da metodologia e na implantação do “Bar de Respeito”, ação da Ambev para mapear bares e estabelecimentos amigáveis à comunidade LGBTQIAP+.

A Singuê, consultoria que desenvolve programas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), também participa projeto.Lançada no último dia 23, a iniciativa atua como um mapa LGBTQIAP+ e está presente em oito capitais brasileiras. Os estabelecimentos que se cadastrarem na plataforma poderão receber avaliações dos frequentadores e oferecer descontos para os usuários. A expectativa é que mais de 100 mil avaliações e 50 mil bares, restaurantes e casas noturnas passem a integrar da plataforma até o final deste ano.

O Bar de Respeito disponibiliza também o “SAC de Respeito”, ferramenta que funcionará pelo WhatsApp e receberá relatos sobre qualquer ato de preconceito. O canal foi desenvolvido em parceria com a consultoria Livre de Assédio e com o escritório de advocacia Bicha da Justiça. Quem entrar em contato receberá orientações sobre as ações que deverão ser adotadas legalmente. O atendimento ocorrerá de forma segura e com a identidade do usuário preservada.

“Nosso papel não é apenas desenvolver uma ferramenta, mas agregar dentro da cadeia de valores a temática da diversidade LGBTQIAP+. Isso é uma mudança de paradigmas”, comenta Hóttmar Loch, empreendedor social e cofundador da consultoria.Convidada pela Nohs Somos, a Singuê preparou materiais institucionais para a formação das equipes que farão atendimento ao público-alvo do projeto. “

O convite que recebemos da Nohs Somos foi muito importante para a Singuê e resultou em um material incrível e potente de formação. Lideramos o desenvolvimento de uma trilha de educação voltada aos estabelecimentos, com vídeos, textos e exercícios que falam sobre diversidade e têm foco na questão LGBTQIAP+. Todo o conteúdo está disponível em plataforma EAD”, destaca Talita Matos, sócia-fundadora da Singuê ao lado de Eliezer Leal.

A iniciativa contou com time grande de parceiros, entre eles Cheesecake Labs, Sensorama Design e Vedere.

Bar de Respeito

A plataforma “Bar de Respeito” pode ser acessada no link: https://barderespeito.com.br/. O usuário pode buscar o estabelecimento de interesse e conferir nota de 1 a 5. Além da análise, o usuário poderá utilizar a plataforma para pesquisar a rota de bares participantes do projeto. Para facilitar ainda mais o reconhecimento de um ‘Bar de Respeito’, os estabelecimentos bem avaliados receberão um selo de reconhecimento.