A peça “Barca Nômade” chega ao DF após estreia em Madri.

Até 14 de abril.

Fotos: Georgia Ark.

Barca Nômade, montagem teatral resultante de uma compilação de textos sobre o amor, extraídos do livro O Jardineiro, do poeta, músico e filósofo hindu Rabindranaz Tagore (Nobel de Literatura 1913), chega ao Distrito Federal e inicia temporada por Planaltina, nos próximos dias 16 e 17 de março, às 20 horas. Das semanas seguintes, até o dia 4 de abril, serão contemplados o Gama, com duas sessões, e o Plano Piloto, com nove apresentações, O espetáculo recebeu longos aplausos do público de Madri, em sua estreia no Teatro Tribueñe, no dezembro último.

Protagonizam Barca Nômade um homem e uma mulher que, atraídos por mútua devoção, defrontam­‐se com a santidade deste sentimento universal. Os personagens são interpretados pelos atores André Amaro e Fernanda Cabral que, ao elegerem a obra de Tagore para essa encenação, já tinham, em comum, experiências artísticas com a diretora russa Irina Kouberskaya, radicada em Madri, quando de suas vivências individuais pela capital espanhola.

O projeto cênico de Irina Koberskaya une a literatura, ao teatro, ao vídeo e à pesquisa musical, somando enigmáticas e plásticas paisagens visuais ao verbo transcendente do poeta. Constitui-se, portanto, em um projeto de busca de especial dicção cênica, com ênfase na plasticidade visual e em uma sonoplastia que se somam ao valor poético da obra de Tagore. Além de protagonistas, André Amaro e Fernanda Cabral assinam, respectivamente, a videocenografia e a trilha sonora original do espetáculo, magistralmente concebido e conduzido por Irina Kouberskaya.

Para conceber o espetáculo Barca Nômade, os atores André Amaro e Fernanda Cabral passearam pelas cenas amorosas que emergem de um dos livros mais conhecidos do poeta e filósofo indiano Rabindranaz Tagore, O Jardineiro, romance em 85 breves poemas. Com encenação e direção de Irina Kourberskaya (Espanha), o espetáculo é constituído por encadeamentos de pequenos quadros visuais, ressaltando a voz do sentimento amoroso como um elemento humano profundo, repleto de matizes, insinuações e erotismo cortês.

Barca Nômade
Teatro Lieta de Ló (Rua Hugo Lobo, Quadra 46, N: 790, Setor Tradicional – Planaltina)
16 e 17 de março (sábado e domingo) às 20 horas
Entrada franca

Teatro Paulo Gracindo (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1 – Gama)
23 e 24 de março
Horários: às 20 horas (sábado); e às 19 horas (domingo)
Entrada franca

Espaço Cultural Renato Russo, Sala Multiuso (508 Sul)
29 e 30 de março e de 05 a 07 de abril
Horários: às 20 horas (sextas e sábados), e às 19 horas (domingo)
Sessão extra: dia 31 de março, às 17 horas (domingo)
20,00 (inteira)

Instituto Cervantes Brasília (707/907 Sul)
12 e 14 de abril, às 20 horas (sexta), e às 19 horas (domingo)
Entrada franca
Falado em Espanhol.

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos.