Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com “O Aleijadinho”.

Cristo Bailarino do Aleijadinho. Divulgação.
Cristo Bailarino do Aleijadinho. Divulgação.

A exposição “Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com ‘O Aleijadinho'” ocupa a Galeria Principal da Caixa Cultural, de 19 de março e 11 de maio. São 140 peças de vários tamanhos que retratam as diversas etapas do Barroco brasileiro, desde suas origens, com obras do Frei Agostinho de Jesus, ao seu apogeu, com Aleijadinho.

“São obras que mostram uma intimidade muito grande entre o povo e os santos. As grandes obras conhecidas do Barroco, como os Apóstolos de Congonhas ou as igrejas de Ouro Preto mostram santos distantes, em pedestais. Nesta coleção, há imagens em que os santos estão sorrindo e sendo acariciados por crianças”, explica o curador Marcelo Coimbra, que buscou a proximidade entre o sagrado e o humano e o sincretismo religioso no Barroco brasileiro e garimpou obras em coleções particulares, dentre as quais 47 são atribuídas a Aleijadinho.

Algumas das peças serão apresentadas ao público pela primeira vez em Brasília, como o Cristo Bailarino, atribuído a Aleijadinho em 2012, e a Nossa Senhora das Dores, atribuída ao mesmo autor em 1995. A mostra traz santos e objetos utilizados no período do Barroco brasileiro, inclusive um tronco utilizado para prender escravos, uma arca usada para armazenar grãos e um fole utilizado por ferreiros.

nossa senhora da penhaanjo aleijadinho

Serviço: Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com “O Aleijadinho”
Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Principal
Visitação: De 19 de março a 11 de maio, de terça a domingo, das 9 às 21 horas
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca.

Foto: 1 – Nossa Senhora da Penha
2 – Anjo de Aleijadinho.