O espetáculo infantil “Brasília Brinquedo de Ler” tem curta temporada na 508 Sul.

6 e 7 de abril.

Foto: José Regino.

O espetáculo Brasília Brinquedo de Ler tem curta temporada neste fim de semana (6 e 7 de abril) no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Brasília Brinquedo de Ler se apresenta como uma ação de fruição integrada dividida em dois momentos: primeiro a apresentação do espetáculo e em seguida a interação, no qual ocorrerá a livre experimentação das crianças com os brinquedos criados por Gabriel Guirá. Esses brinquedos são originados de ilustrações e dobraduras cujo design remete à estética de Brasília e se tornam instrumentos de uma narrativa autoral em um diálogo poético entre o real e o imaginário da criação da cidade.

Sobre essa relação entre o espaço público e a arte, o projeto, que é voltado para crianças de 3 a 6 anos, considera também a relação entre a infância e a noção de território, como afirma Gabriel Guirá: “Enquanto artista e pesquisador da infância, me provoca o fato de que nos centros urbanos, onde temos imagens tão prontas e massivas, a capacidade anímica das crianças muitas vezes nos parece distante.

É um espetáculo que tenta provocar dentro do teatro a sensação dessa experiência, é um espetáculo em que a identidade territorial, a poética infantil e o brincar livre surgem como os verdadeiros três poderes, é, enfim, um espetáculo imaginopoético, no qual o público é convidado a projetar, construir e ocupar uma cidade inteira no território dos sonhos

Foto: Ana Flávia Garcia.

Lucito e Leleta, personagens metaforicamente inspirados em Lúcio Costa e Julieta Guimarães, se encontram para dividir os seus brinquedos favoritos: os sonhos. Utilizando a geometria visível e invisível da imaginação, eles projetam, constroem e ocupam, com humor e encantamento, uma cidade poética chamada Brasília.

A diretora Ana Flávia Garcia pensou na fusão entre dramaturgia, infância e design, considerando as estéticas e poéticas urbanísticas e arquitetônicas da cidade de Brasília.

O projeto de Brasília, frequentemente comparado a um avião, foi na verdade inspirado em uma borboleta. Era uma homenagem de Lúcio Costa à sua esposa, Julieta Guimarães, a quem o urbanista chamava carinhosamente de Leleta. Foi ao refletir sobre essa relação, tão rica em afeto e ludicidade, que a diretora Ana Flávia Garcia provocou o multiartista Gabriel Guirá: “O entendimento é só um brinquedo da imaginação”, para assim nascer um espetáculo que desvia da racionalidade e da linearidade, para, assim como acontece nas brincadeiras e nos sonhos, levar Brasília inteira, profunda e encantada ao olhar poético das crianças.

Foto: Gabriel Guirá.

Brasília Brinquedo de Ler
6 e 7 de abril (sábado e domingo) às 16 horas
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Vendas online
Classificação indicativa: Livre a partir de 3 anos de idade.