Bicicletada de Brasília homenageia os 50 anos de Brasília com o tema “50 anos de transporte insustentável”.

Acontece nesta sexta-feira, dia 30 de abril, mais uma edição da Bicicletada de Brasília. A pedalada mensal parte às 19 horas da Praça das Bicicletas, localizada no calçadão do Museu da República, próximo à Catedral.

A cada mês, um tema diferente anima os ciclistas que participam da Bicicletada. Desta vez, a celebração-protesto homenageará os 50 anos de Brasília com foco na mobilidade urbana e a sua insustentabilidade.

Brasília foi projetada na concepção modernista que se esperava que o automóvel seria o melhor meio de transporte e que todos os seus habitantes possuiriam um. Hoje vemos que não é bem por ai. As nossas vias estão superlotadas de carros que andam cada vez mais devagar, poluem e causam inúmeros transtornos a vida urbana. Todos aqueles que não possuem automóveis são obrigados a utilizar um transporte público de péssima qualidade ou se aventurar pelas calçadas e ciclovias inexistentes, enfrentando uma batalha diária para manter a sua vida num trânsito que nos últimos 14 anos matou quase um ciclista por semana.

Brasília chega aos 50 anos sem apresentar uma melhoria na sua mobilidade urbana. O GDF continua priorizando o transporte individual motorizado com a ampliação e construção de novas vias tudo em prol da fluidez do trânsito, dos carros. Os usuários da bicicleta continuam marginalizados e aguardando a promessa de 600km de ciclovias. Campanhas de educação no trânsito, de desestimulo ao uso do automóvel e de melhoria do transporte público coletivo são inexistentes.

O que é a Bicicletada?

A Bicicletada é um movimento que tem por objetivo unir pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte para reivindicar o espaço nas ruas das cidades. É um passeio festivo, pacífico, sem líderes ou trajeto predefinido. O ritmo do passeio é o do mais lento, e é comum a participação de mulheres e crianças. Ciclistas mais experientes orientam e acompanham os iniciantes, garantindo a coesão e a segurança do grupo.

A Bicicletada é a versão brasileira da Massa Crítica (Critical Mass), que teve início em 1992 na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Hoje o evento acontece regularmente em mais de 400 cidades por todo o mundo. No Brasil, onde existe desde 2002, a Bicicletada é realizada em mais de 50 cidades nas cinco regiões do país.

O tamanho dos encontros varia bastante. Em algumas cidades, grupos de apenas cinco ciclistas se reúnem para pedalar juntos. Já em cidades como São Paulo, cada edição atrai centenas de participantes. Em Brasília, a bicicletada já conseguiu reunir cerca de 200 ciclistas e o número de participantes cresce a cada mês.

É importante ressaltar que, apesar do nome “Bicicletada”, o movimento se destaca como uma grande “festa da propulsão humana”, onde qualquer pessoa utilizando veículos não motorizados – como patins, patinetes ou skates – é bem-vinda. Algumas edições da Bicicletada de Brasília já foram acompanhadas até mesmo por pessoas a pé.
  
Quando é a Bicicletada?

A Bicicletada de Brasília acontece sempre nas últimas sextas-feiras de todo mês, com concentração a partir das 18 horas no calçadão do Museu da República, perto da Catedral – área batizada pelos ciclistas, carinhosamente, como Praça das Bicicletas. Durante a concentração, os ciclistas costumam interagir em debates informais e promover intervenções artísticas no local.

Info:
Site da Bicicletada Brasília:
http://bicicletadadf.blogspot.com
Site da Bicicletada no Brasil: http://www.bicicletada.org