Bienal do Livro convoca escritores e artistas de Brasília para a edição de 2016.

Até 10 de outubro.

Tino Freitas. Divulgação.
Tino Freitas. Divulgação.

Escritores, artistas e grupos de teatro, de música e contadores de história têm, de hoje ao dia 10 de outubro, a chance de integrar a programação do maior evento ligado ao universo da literatura na região central do Brasil. O edital de chamamento público visa selecionar atrações artísticas e autores para ministrarem ou mediarem palestras e seminários.

O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 006/2016 SELEÇÃO DE ATRAÇÕES ARTÍSTICAS PARA A III BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA 2016 acontece por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura. Os proponentes deverão estar cadastrados no Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística – SISCULT. Caso o interessado não esteja, deverá fazer prévio cadastramento na Diretoria de Gestão do SISCULT, localizada na SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL, SCN Via N2, Anexo do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília-DF, CEP 70.070-200. Mais informações e edital completo no site da Secretaria de Cultura do DF: www.cultura.df.gov.br.

O chamamento se destina à seleção de escritores locais, grupos/artistas musicais de Brasília para apresentação artística de contação de histórias infantis e jovens; grupos e companhias teatrais de Brasília infantis e de jovens; grupo e/ou artistas musicais de Brasília para participarem da programação da III BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA. Estão disponibilizadas 12 (doze) vagas para escritores locais, 08 (oito) vagas para grupos/artistas de Brasília para apresentação artística de contação de histórias infantis, 08 vagas (oito) vagas para grupos/artistas de Brasília para apresentações artísticas de contação de histórias destinadas ao público jovem, 05 (cinco) vagas para grupos e companhias teatrais de Brasília com espetáculos destinados ao público infantil, 05 (cinco) vagas para grupos e companhias teatrais de Brasília com espetáculos destinados ao público jovem e 03 (três) vagas para grupos/artistas musicais de Brasília que irão compor a programação do evento.

ESCRITORES

Os escritores selecionados serão convidados a ministrar e/ou mediar um debate ou palestra nos seminários. A BIENAL vai realizar quatro seminários. Deslocamentos: Geopolítica, Cultura, Etnia, Economia e Religião pretende abordar os temas: A Europa e a tragédia dos refugiados; Fronteiras políticas, econômicas e desigualdades no mundo globalizado; Cultura, etnia e religião: Intolerância e conflitos políticos no mundo contemporâneo; e Identidade, território e afirmação das nações indígenas latino-americanas. O seminário Novas Tecnologias e os Efeitos Na Cultura, Economia e Vida Cotidiana irá discutir Informação, ética e comportamento nas redes sociais; O declínio das mídias tradicionais e novos espaços de informação e comunicação; Vozes dissonantes: liberdade e autoritarismo na internet; O mundo virtual e seu significado na história da humanidade; e Estado, Democracia e Controle da Informação.

Outro seminário programado discutirá, sob o título geral de Amor, Afetividade e Individualidade nos Tempos Modernos, os temas Relações afetivas, medos e neuroses; O amor em tempos de intolerância e individualismo; Afirmação de gênero e novos modelos afetivos em sociedades democráticas; e Tudo ao mesmo tempo: a vida afetiva nas redes sociais. E o seminário Vida Urbana – Novos Espaços, Novos Caminhos proporá a reflexão sobre A sociedade do descarte e a tragédia urbana; Grandes metrópoles: exaustão humana e degradação do meio ambiente; Liberdade, solidão e indiferença nas grandes cidades; e A reinvenção das periferias: a percepção dos Direitos e a luta pela cidadania. Para se candidatar a mediar ou ministrar palestra em algum destes seminários, o escritor proponente deve possuir ao menos um título publicado.

GRUPOS E ARTISTAS

A III BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA abre espaço para grupos / artistas teatrais na área de contação de histórias na Arena Infantil e na Arena Jovem, sempre com temas ligados à literatura. Companhias teatrais e artistas em trabalho solo também terão espaço com apresentação de espetáculo destinado ao público infantil e ao público jovem, com temática relacionada ao universo da literatura.

Artistas musicais do DF e entorno também estão convidados a compor a programação do PALCO SHOW. Para se candidatarem, os grupos e/ou artistas devem ter ao menos um CD, DVD, LP ou em meio digital gravado. As apresentações deverão ter uma duração máxima de 01h30.

Com direção geral de Nilson Rodrigues e produção executiva de Eduardo Cabral, a BIENAL é uma realização do ITS – Instituto Terceiro Setor e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal e de empresas da iniciativa privada.

Serviço: III Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Data: De 21 a 30 de outubro
Local: Estádio Nacional Mané Garricha
Entrada franca
Informações: www.bienalbrasildolivro.com.br