
A natureza pode ter diversas representações pelas mãos de artistas, mas quando a arte está a serviço da ciência, o trabalho dos ilustradores científicos merece destaque. Este é o foco da exposição “Bioma Cerrado”, em exibição de 7 a 15 de dezembro, no Espaçoateliê JOSÈ, na Vila Planalto.
Os quinze ilustradores integram a Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro (Aiccob) são biólogos, arquitetos, agrônomos, advogados, paisagistas, dentre outras profissões. Eles expõem 28 obras que lançam o olhar sobre na preservação e exploração da natureza de forma consciente.
“Para a produção das obras é necessário conhecimento técnico dos materiais, criatividade nas composições e ‘expertise’ na realização dos trabalhos que são únicos, apesar dos modelos terem sido ‘criados’ pela natureza e não pelo artista”, conta Marcos Santos-Silva, curador da exposição. “Tratam-se de obras de arte, únicas e cheias de significado”, conclui.

“Traços mais finos e com definição surpreendente. A aquarela facilita nesse sentido, já que buscamos imprimir os detalhes de forma minuciosa e autêntica. Ao final de um trabalho podemos até comparar com fotografias, tamanha é a proximidade com a realidade”, conta Bruno Benoliel, biólogo que faz parte do grupo de expositores.
Artistas de Brasília, São Paulo, Goiânia, Anápolis e até da França participam da empreitada. Pinturas de Álvaro Nunes, Arlette Espínola, Blanca Nídia, Bruno Benoliel, Jamile Dib, José Carlos Menezes, Ivanda Lúcia, Marcos Santos-Silva, Mari Tashiro, Maurício Mercadante, Newma Gusmão, Wilma Ander, Wilma Ferrari, Miguel Cunha e Rafhael Ribeiro poderão ser vistas nas paredes da galeria.
Serviço: Exposição Anual da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro.
Data: visitação de 7 à 15 de dezembro de 2012 das 9h às 12h e das 15h às 17h.
Local: José – Espaçoateliê – Rua Piauí, número 2 – Vila Planalto.
Entrada franca.
Informações: 3306-2145 ou 9223-0017.
Livre para todos os públicos.