Quando teatro vem do berço.

Imagens do Sagrado - Blima. Foto: Murilo de Paulo.
Imagens do Sagrado – Blima. Foto: Murilo de Paulo.

O fim de semana reserva dois espetáculos bacanas na cidade. “Imagens do Sagrado – Blima” é uma criação de Eliana Carneiro, que foi pesquisar os fundamentos da Kabala no Livro da Criação e traz como resultado uma dança que envolve o público em um contato olho no olho, em um diálogo que prescinde da cumplicidade que transcende o corpo físico. Já “Cantos de Encontro” apresenta música para todas as idades, em uma montagem voltada para toda a família. Trata-se do primeiro espetáculo da Cia dirigido pela filha de Eliana, Naira Carneiro.

Em “Imagens do Sagrado – Blima”, a dança é a mediadora entre fontes multidimensionais de energia mencionadas nas tradições kabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza.

O público se vê envolto em um processo de síntese arquetípica e de ampliação de sua percepção que transita entre o “êxtase” e o “sublime”, temas pouco explorados na dança. Uma dança que também se traduz na simplicidade de gestos e rituais, na relação com as energias sutis e com a harmonia.

Blima, na Kabala, significa “extraordinário”, “sem existência” e “sem substância”, assim como a possibilidade de trazer o infinito para o finito, o ilimitado ao limitado, e de tornar o impalpável, palpável e manifesto.

O interesse de Eliana Carneiro pelas manifestações corporais, do sublime e do sagrado, começa nos anos 80 com seus primeiros solos de dança, os quais receberam notórios prêmios em São Paulo: Dois APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo de Dança e indicação ao Prêmio Shell Melhor Atriz São Paulo – entre outros ao longo de sua carreira.

A partir do nascimento de sua primeira filha, Eliana se muda para Brasília e se dedica a realizar inúmeras montagens de dança teatro para crianças, também escrevendo e ilustrando livros, textos e histórias míticas e de encantamento, tendo como parceiros de palco seus dois filhos que a acompanham até hoje. Assim surgiu a Cia Os Buriti – Teatro de Dança que realiza há mais de 15 anos espetáculos para a infância e juventude (www.osburiti.com.br)

“Imagens do Sagrado – Blima” é voltado para o público adulto e, é resultado deste retorno aos solos de Eliana Carneiro.

Cantos de Encontro. Foto: Nilo Santos.
Cantos de Encontro. Foto: Nilo Santos.

“Cantos de Encontro” é um espetáculo encenado com muita música, cantos e histórias para toda a família. É o espaço de encontro e apresentação de quatro instrumentistas que trazem nas suas músicas (arranjadas para violão, viola, flauta transversal, sanfona, cuatro, pífano e percussão) histórias, personagens e bonecos para encantar o público de todas as idades.As músicas falam dos instrumentos tocados em cena, dos instrumentistas e sua relação com a música, contam sobre personagens de mundos distantes.

Cartaz Blima-1

Serviço: Imagens do Sagrado – Blima
Data: De 28 a 31 de março às 20:30
Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)
Local: Sesc Garagem (913 sul)
Solo de Eliana Carneiro
Duração: 60 minutos
Recomendação: a partir dos 14 anos

Cantos de Encontro
29, 30 e 31 de março às 16:00
Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)
Promoção: A cada duas crianças a terceira ganha um ingresso gratuito.
Local: Sesc Garagem (913 sul)
Um espetáculo de música para todas as idades
Cia Os Buriti Teatro de Dança
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre.