Drag queens comandam o Bloco das Montadas no domingo.

3 de março.

Fotos: Mídia Ninja.

Em sua segunda edição, o bloco que arrastou mais de 15 mil foliões em fevereiro de 2018 está de volta à capital federal: O Bloco das Montadas já tem data para causar no Setor Bancário Norte, domingo (3 de março), a partir das 15 horas. Performances de artistas drags e DJs e ainda atrações musicais com as apresentações de Dhi Ribeiro, Fiakra, Taliz, Pikineia e MC Xuxu estão mais do que confirmadas. O evento contará com intérprete de libras e espaço com acessibilidade.

Montadas – O Bloco da Diversidade é protagonizada por drags queens e tem como foliões centrais dessa alegria a comunidade LGBTI+. O carnaval é a maior manifestação popular do país, e nele é tempo de brincar, de se divertir, e também momento de afirmar o nosso orgulho LGBTI+.

O diferencial do bloco é chamar a sociedade à reflexão em torno do respeito à diversidade. A importância do projeto se dá na visibilidade da cultura drag e LGBTI+, promovendo a implementação das políticas públicas culturais inclusivas e participativas para a diversidade.

A iniciativa de criar o Montadas – O bloco da Diversidade partiu do Coletivo Distrito Drag, por meio de ações conjuntas de diversas artistas drag queens da capital federal, que almejavam fortalecer e dar visibilidade para o trabalho cultural que vinha acontecendo de maneira isolada.

O hino oficial do bloco composto por Paulo Amaro e Taliz surgiu com a ideia da desconstrução das marchinhas homofóbicas e machistas comuns nos blocos carnavalescos.

“A arte drag é algo que faz parte da cultura LGBTI, não é possível pensá-la fora da história da própria comunidade. Assim, fazer parte do Carnaval é demonstração de força, criatividade e ousadia, principalmente no tempo em que vivemos de avanço de pautas conservadoras”, explica Raykka Rica, fundadora do coletivo junto de Maria Rojava, Mary Gambiarra, Afrodite Starlighit, NYX SIDERAS e Ruth Venceremos.

O Distrito Drag, um coletivo de Brasília que visibiliza e cria projetos sociais envolvendo Drag Queens, o público LGBTI+, e todos que amam nossa arte Drag. O Coletivo entende ser a cultura drag parte essencial da Comunidade arco iris, portanto, que devem estar inseridas na construção de políticas públicas culturais para diversidade, inclusivas e participativas.

Montadas 2019
3 de março (domingo) das 15 às 21 horas
Setor Bancário Norte
Entrada franca
Classificação: Livre
www.distritodrag.com