Bloco sustentável do Patubatê agita o sábado no Setor Carnavalesco Sul.

10 de fevereiro.

Fotos: Joana França.

O sábado de Carnaval (10 de fevereiro) traz um projeto novo. O Grupo Patubatê traz inovação ao carnaval de Brasília ao desfilar um extenso roteiro de músicas, que vai do maracatu, samba, frevo, baião, carimbo até a ciranda em cortejos pra ninguém ficar parado.

A festa rola das 14 às 19 horas no Setor Comercial Sul. O Grupo Patubatê está acompanhado dos integrantes da Oficina Percussiva Patubatê e com os convidados especiais – Banda 3 No Brega, Grupo Afoxé OmóAyó, os ritmistas Marcelo Lima e Leandro Morais, Quarteto de Metais Marcio Bezerra, dançarinos, e o Bloco de Carnaval do SLU, saem às ruas com o Bloco que é todo teu – Bloco Sustentável do Patubatê.

A festa tem início com o Afoxê Omó Ayó executando Ijexás tradicionais da cultura das religiões de Matriz Africana de grupos como Oxum Pandá (Pernambuco) e Filhos de Gandhi (Bahia), a apresentação chega acompanhada de bailarinos. A viagem cultural continua com o show “Bahia de Todos Os Sons”, no comando do Patubatê, que convida ao palco Marcelo Lima, do grupo Marambaia, e Leandro Morais, do Praga de Baiano. Juntos, executaram canções das bandas A Cor do Som, Novos Baianos, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. O repertório escolhido, “busca espelhar o carnaval baiano e os trios elétricos de Dodô e Osmar”, conta Fred Magalhães, diretor musical do Patubatê.

Na sequência, O Bloco Eletrônico do Patubatê executa uma sequência de músicas da cultura popular, como cirandas, maracatus, ijexás, frevos, além de sucessos de Jorge Bem Jor, Sergio Sampaio, Chico Science e Nação Zumbi, Gal Costa, Ary Barroso, Tim Maia, dentre outros, junto ao quarteto de metais Márcio Bezerra.

Ao final, o Patubatê chama ao palco o Grupo 3 No Brega para, juntos, alegrarem o público com irreverência do repertório de Wando, Odair José, Pablo, Grecthen, Sidney Magal, além de marchinhas de carnaval. O 3 No Brega é formado por Madelon Cabral, Nilson Lima e André 14Voltas.

Serviço: Bloco Sustentável do Patubatê
Data: 10 de fevereiro (sábado) das 14 às 19 horas
Local: Setor Carnavalesco Sul, no Setor Comercial Sul
Entrada franca.