CCBB recebe espetáculo que revela histórias da vida de travestis, transexuais e transformistas no Brasil.

De 28 de abril a 21 de maio.

Fotos: Caique Cunha.

O espetáculo BR-TRANS ganha temporada no CCBB de 28 de abril a 21 de maio, de sextas a domingos. Dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, está o resultado de quatro anos de pesquisa feita por Silvero Pereira junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade teima em manter invisíveis. Sem abrir mão do humor e da poesia, BR-TRANS trabalha pela inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

Um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show. BR-TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “brasil-trans” construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os polos Nordeste e Sul do país.

“BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.

A diretora Jezebel de Carli teve seu primeiro contato com Silvero através de um amigo em comum, quando estava participando de um festival em Salvador. Informou-se sobre a pesquisa que o ator estava desenvolvendo, sobre a arte transformista, e soube que ele estava à procura de um diretor que pudesse ser seu “provocador cênico”. Após conhecer Gisele (Silvero) e após três meses de trabalho intenso, estrearam juntos BR-TRANS. “Um manifesto, uma narrativa documental, um teatro depoimento, uma performance transformista”, como a diretora costuma descrever. De 2013 a 2015, percorreram importantes festivais e cidades, de Porto Alegre a Miami.

“BR-Trans reafirma o teatro como uma possibilidade de invenção e de transformação do humano, como um espaço de encontro e de manifestação da diferença. Precisamos falar de e sobre. E nesse momento o CCBB Brasília opera essa possibilidade. Obrigada ao CCBB que compartilha conosco esse desejo e assim abre seus espaços ao ‘BR-Trans’. E obrigada ao público que está também conosco e que deseja ouvir nosso manifesto”, agradece Jezebel.

Serviço: BR-TRANS
Local: Teatro I do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
Data: De 28 de abril a 21 de maio
Horários: sextas e sábados, 20 horas – domingos, 19 horas
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Informações: (61) 3108-7600
Gênero: Drama
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos