Brasil Guitarras reúne talentos na área externa do Museu Nacional.

Andreas Kisser. Divulgação.
Andreas Kisser. Divulgação.

O projeto Brasil Guitarras vai reunir dez dos mais talentosos guitarristas brasileiros que se apresentam de graça no dia 10 de dezembro (quarta) na área externa do Museu Nacional da República. Nomes como Armandinho Macedo, Lanny Gordin, Edgar Scandurra, Frank Solari, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Marcelo Barbosa, Toninho Horta e Andreas Kisser, se revezarão em apresentações em duos, acompanhados de músicos arregimentados por eles. Fechando o show, todos eles se reúnem no palco para “Aquarela do Brasil” e o “Hino Nacional”.

Armandinho Macedo. Foto: Cézar Fernandes. Art Photo. Divulgação.
Armandinho Macedo. Foto: Cézar Fernandes. Art Photo. Divulgação.

Será um grande espetáculo musical no centro da capital do país, no qual todos poderão apreciar as performances dos mais intensos e originais guitarristas executando composições próprias. Grandes inovadores da música brasileira que, ao longo de mais de cinco horas de concerto, apresentarão versatilidade em dedilhados velozes e sensoriais. Músicos que já emprestaram seus talentos aos mais destacados intérpretes da MPB bem como a renomados artistas internacionais, em parcerias que fazem história.

Todos protagonistas de algum momento da nossa música: Lanny Gordin, o guitarrista do Tropicalismo; Pepeu Gomes, com seu álbum antológico “Acabou Chorare”, considerado o melhor disco do século pela Rolling Stones Brasil; Armandinho Macedo, mesclando sonoridades do rock ao jazz e à música brasileira; Toninho Horta, fundamental para o surgimento do Clube da Esquina; Kiko Loureiro, do Angra, e Andreas Kisser, do Sepultura, que apresentaram ao mundo um novo Heavy Metal; Edgar Scandurra, do Ira!, e Luiz Carlini, do Tutti Frutti, com suas guitarras que deram som ao rock nacional; chegando ao premiado brasiliense Marcelo Barbosa, que já abriu os shows das bandas Dream Theater, Symphony X, Guns’ in Roses e Iron Maiden.

Pepeu Gomes.
Pepeu Gomes.

Segundo Tereza Rolemberg, diretora da Bra.zil Arte e Cultura, “o objetivo é proporcionar a um público variado, um encontro inédito com conhecidos e conceituados guitarristas brasileiros, traçando um panorama da guitarra no Brasil em um cenário de confraternização musical, em que os guitarristas, em seus repertórios, contemplam músicas de grande simbologia nacional”.

A noite começa com uma homenagem à Brasília, nas guitarras de dez instrumentistas da cidade: Toninho Maya, Haroldinho Mattos, Pedro Martins, Marcus Moraes, Alberto Sales, Dillo Daraujo, Kiko Peres, Bruno Mangueira, Vitor Fernandes e Tex. Esses talentos da cidade sobem juntos ao palco para apresentar um “pot pourri” instrumental. Apaixonada pelo Brasil e produtora que acredita e investe trabalho na cultura nacional, Táta Cavalcanti, correalizadora do Brasil Guitarras, propôs encerrar a noite com uma versão do Hino Nacional ao som das guitarras. “Todos embarcaram comigo nesta ideia e toparam na hora”, diz Táta.

Para receber o público e estes grandes e reverenciados instrumentistas brasileiros, o Brasil Guitarras vai montar uma grande estrutura de palco com equipamento de som de altíssima qualidade, painéis de LED nas laterais e fundo do palco, espaço de convivência para 500 convidados da imprensa, artistas e patrocinadores, área de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com rampa e cobertura. Além de distribuição de capas de chuva e cobertura parcial com tendas distribuídas pela arena.

Edgar Scandurra. Foto: Amanda Louzada. Divulgação.
Edgar Scandurra. Foto: Amanda Louzada. Divulgação.

Programação

10 de dezembro, quarta-feira:

19h30 – Os brasilienses Marcelo Barbosa, Toninho Maya, Haroldinho Mattos, Pedro Martins, Marcus Moraes, Alberto Sales, Dillo Daraujo, Kiko Peres, Bruno Mangueira, Vitor Fernandes e Tex apresentam um “pot pourri” de compositores de Brasília.
20h25 – Toninho Horta e Lanny Gordin
21h10 – Marcelo Barbosa e Frank Solari
21h55 – Edgard Scandurra e Luiz Carlini
22h40 – Andreas Kisser e Kiko Loureiro
23h25 – Armandinho e Pepeu Gomes
00h – 10 guitarristas nacionais tocam duas músicas juntos.

Lanny Gordin. Divulgação.
Lanny Gordin. Divulgação.

Serviço: Brasil Guitarras
Data: 10 de dezembro (quarta) a partir de 19:30
Local: Área externa do Museu Nacional da República.
Entrada franca
Duração: 5 horas
Área cercada para 15 mil pessoas e com serviços de segurança. Não será permitida a entrada portando objetos que ameacem a segurança dos presentes.
Classificação indicativa: Livre
Informações: www.brasilguitarras.com.br.