CCBB tem oficinas gratuitas de crítica de cinema e Cine Teatro de Sombras.

Até 27 de janeiro.

Divulgação.

A Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças vai até 27 de janeiro no CCBB. Além da programação de filmes especialmente direcionados a crianças, o evento promoverá quatro oficinas gratuitas. Três delas prometem despertar o pensamento crítico nas crianças, chamando a atenção dos pequenos a partir de 3 anos de idade para outras possibilidades de leitura dos filmes. E a oficina Cine Teatro de Sombras, com vagas limitadas a 20 alunos, vai ensinar truques de projeção, confecção de bonecos, utilização de cores e texturas.

Confira:

OFICINA DE CRÍTICA DE CINEMA – COM O CINEASTA RENAN MONTENEGRO
Dias: 13, 20 e 27 de janeiro
Horário: 18h
Duração: 1 hora
Gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes do início da oficina
Vagas sujeitas à lotação do espaço
Voltada para crianças a partir de 3 anos, a oficina fará uma introdução ao mundo da crítica cinematográfica. O objetivo é estimular o pensamento crítico do público infantil e apresentar novas perspectivas, olhares e pontos de vista para a apreciação de um filme, de forma a ampliar suas ferramentas de observação. Serão três oficinas em Brasília (cinco em São Paulo e três no Rio de Janeiro). Cada encontro é realizado de forma independente e o público pode participar de quantos quiser.

Renan Montenegro – Cineasta, formou-se em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual na Universidade de Brasília. Ainda durante o curso, escreveu e dirigiu o curta-metragem Meu Amigo, Meu Avô (2011), exibido em mais de 30 festivais. Entre seus trabalhos também estão a minissérie Cidade Invisível (2017) e os curtas Babilônia Norte (2013) e O Menino Leão e a Menina Coruja (2017), que integra a programação da Mostra Brasileirinhos.

OFICINA CINE TEATRO DE SOMBRAS – COM MARIA DA BETANIA DIAS GALAS/COLETIVO TRANS-VER
Dia: 13 de janeiro, Domingo
Horário: 11h30
Duração: 1 hora e 30 min
Inscrições gratuitas até 10/01, pelo e-mail: mostrabrasileirinhos@gmail.com
20 vagas
A partir de uma lenda que conta a origem do teatro de sombras, a oficina permitirá a experimentação de processos criativos inerentes a essa linguagem artística. Haverá brincadeiras envolvendo projeções de cores, texturas, objetos e silhuetas, apresentação de técnicas e materiais para confecção de bonecos e cenários, além de manipulação de bonecos de sombras e improvisação de cenas. Voltada para crianças a partir de 8 anos (menores de 8 anos devem participar com os pais ou responsáveis). A oficina tem concepção e será liderada por Maria da Betania Dias Galas, do Coletivo Trans-Ver.

MARIA DA BETANIA DIAS GALAS – Artista plástica e arte/educadora graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco e em filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui especialização em Museologia (estudos de Museus de Arte) e Linguagem da Arte, ambas pela Universidade de São Paulo.

COLETIVO TRANS-VER – Formado inicialmente pelas artistas plásticas Ana Guima, Maria da Betania Galas e Claudia Tatit, o Coletivo reúne integrantes de diferentes áreas para realizar estudos sobre arte contemporânea, criação, desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos e educacionais, além de propor intervenções no espaço urbano. Entre as pesquisas e obras realizadas pelo grupo destacam-se a mostra Permanências e Invenções (São Paulo, 2014), o Projeto AbraçARTE (São Paulo, 2016 e 2017) e o Projeto janela Comunicante (São Paulo, a partir de 2016).

Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças
Até 27 de janeiro
Cinema do CCBB
Horários: ver programação
Ingressos: R$ 5,00 (meia-entrada para todos) – exceção para todas as primeiras sessões de terça a quinta-feira e para as sessões do dia de abertura, que serão com entrada franca (mediante retirada de ingressos na bilheteria)
Informações: (61) 3108-7600.