Aniversário de Brasília tem shows gratuitos da Nação Zumbi e Plebe Rude.

21 e 22 de abril.

Nação Zumbi. Divulgação.
Nação Zumbi. Divulgação.

Brasília celebra 56 anos em 21 de abril e a Secretaria de Cultura anunciou o investimento de R$ 217,5 mil em contratações diretas e R$ 550 mil em estrutura de palco para a festa que ocorre nos dias 21 e 22 de abril (quinta e sexta) na praça da Torre de TV.

A programação musical traz nomes como o Nação Zumbi, Plebe Rude, Zé Mulato e Cassiano e os brasilienses Pedro Martins, Renato Mattos, Dillo D’Araújo e as bandas Scalene e Móveis Coloniais de Acaju, dentre outros artistas. Nas Artes Visuais está em cartaz no Museu Nacional da República a exposição A Arte Monumental de Marianne Peretti. No mesmo Museu é possível visitar a mostra Rodrigo Rosa — Forma e Arte da Cidade, composta por desenhos inéditos de Rodrigo Rosa e obras doadas ao Museu Nacional através do 7º Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da Funarte. O francês Jean-François Rauzier traz 31 fotografias na mostra Hiperfoto—Brasília, na Galeria Acervo do Museu Nacional,com imagens onde recria paisagens, a arquitetura e personagens da capital.

De 20 de abril a 20 de junho, o Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante, exibe a exposição Delei e Paulino Aversa, que traz uma visão sobre a relação desses artistas com Brasília. A mostra Zezé — Obras Raras, de Maria José Costa Sousa, artista pioneira da cidade, também é inaugurada na mesma data. Ainda no dia 20 tem início a Mostra de Cinema Feminino, que tem na programação filmes de diretoras brasilienses com temáticas sobre as mulheres na construção da cidade. Até o dia 22, há debate com as diretoras e chá com pioneiras. No dia 24, o Museu Histórico e Artístico de Planaltina recebe o 1° Salão Mestre D’Armas de Arte Contemporânea.

O Abril Indígena comemora o Dia do Índio (19 de abril). A partir de 18 de abril, duas exibições gratuitas de Xingu (2012), de Cao Hamburger, acontecem no Cine Brasília (106/107 Sul), às 10 e às 19 horas. De 19 a 29, o Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental) tem programação especial para a data. Em 19 de abril, às 20 horas, será inaugurada a exposição Armadilhas Indígenas, que trará um olhar sobre os índios brasileiros por meio de fotografias de diferentes artistas. A mostra tem curadoria de Bené Fonteles e fica no museu até 30 de setembro. De 20 a 29 de abril, das 9 às 17 horas, o memorial também recebe oficinas de artesanato, pintura corporal e feira de artesanato.

Pedro Martins. Foto: Karina Santiago. Divulgação.
Pedro Martins. Foto: Karina Santiago. Divulgação.

Programação de shows na praça da Torre de TV:

21 de abril
17h – Taryn Quarteto (RJ)
18h – Scalene (DF)
19h – Banda 13.7 (Chico Chico) (RJ)
20h20 – Plebe Rude (DF)
21h50 – Nação Zumbi (PE)

22 de abril
18h – Pedro Martins (DF)
19h20 – Zé Mulato & Cassiano (DF)
20h20 – Renato Mattos (DF)
21h20 – Dillo D’Araújo (DF)
22h20 – Móveis Coloniais de Acaju (DF)

Programação completa.

Serviço: Aniversário de Brasília
Data: 21 e 22 de abril
Local: Shows na praça da Torre de TV (Eixo Monumental)
Entrada franca.