Réplica da Banquinha da Conceição no Conjunto Nacional recebe programação bacana no aniversário de Brasília.

De 20 a 26 de abril.


O aniversário de Brasília está chegando ao Shopping Conjunto Nacional, que vai comemorar a data com uma ampla programação cultural, de 20 a 26 de abril. O cenário será uma réplica da também tradicional Banquinha da Conceição (308 Sul), que será montada na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping.

 

“Vamos unir dois espaços emblemáticos da capital, o Conjunto Nacional, que foi o primeiro shopping da região Centro-Oeste, e a Banquinha da jornalista Conceição Freitas, conhecida por sua fervilhante agenda cultural, em celebração ao 57° aniversário de Brasília”, contou a gerente de Marketing do Shopping, Cláudia Durães. Durante os sete dias de celebração, haverá atrações musicais, literárias e artísticas, todas elas com artistas locais, girando em torno de um mesmo tema: Brasília.

Entre as atrações, está um sarau arquitetônico e literário com José Carlos Coutinho, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura da UnB, e a arquiteta Maria Elisa Costa, filha de Lúcio Costa, no dia 21 de abril.

Concurso Fotográfico – Com curadoria dos fotógrafos Zuleika Souza, Cláudio Versiani e Paula Simas, o Conjunto Nacional acaba de lançar o 1º Concurso Cultural Varal Fotográfico, como parte das festividades em torno do aniversário de Brasília e aos 30 anos de tombamento do Plano Piloto, pela Unesco.

O tema do concurso será o coração vibrante de Brasília, formado pelos Setores de Diversões Sul (SDS) e Norte (SDN) e pela Rodoviária, que se assentam no cruzamento dos eixos, marco zero da capital do país. “Queremos mostrar que o centro gregário de Brasília saltou do projeto original para se transformar numa plataforma urbana múltipla, fremente, colorida, intensa”, disse Conceição.

As inscrições vão até 17 de abril e podem participar fotógrafos amadores ou profissionais, com imagens autorais dos SDS ou do SDN. Os interessados podem enviar até cinco fotos dentro do tema para o e-mail sdn.sds.exposicao@gmail.com. As 20 melhores fotos serão selecionadas por um júri formado por fotógrafos renomados de Brasília e ficarão expostas em um varal, na réplica da Banquinha da Conceição, na Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, de 20 a 26 de abril. As três fotos eleitas as melhores serão premiadas com vale-compras do Conjunto Nacional. O regulamento completo do concurso está no link

Primeiro Varal Fotográfico do Conjunto Nacional.

Programação – A Banquinha da Conceição no Conjunto

20/04 (quinta)

Das 18h às 22h – Abertura da Exposição do 1º Concurso Cultural Varal Fotográfico + Forró de Vitrola

16h – Exposição e roda de conversa com a equipe da Revista Traços, um ano de experiência social/cultural/jornalística

21/04 (sexta)

17h – Sarau arquitetônico/literário com José Carlos Coutinho, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura da UnB, e Maria Elisa Costa, arquiteta, filha de Lucio Costa

22/04 (sábado)

Das 10h às 16h – Troca-troca de brinquedos com Tintim

16h – Literatura Infantil (Alessandra + Dad + Lucília + Regina + João Bosco + Nicolas Behr)

18h – Catira com jovens e adolescentes de Formosa/GO

23/04 (domingo)

Das 16h às 18h – Roda de conversa com João Almino, mais novo membro da Academia Brasileira de Letras, com os cronistas e poetas que escrevem Brasília (Clara Arreguy, Marcelo Torres, Amneres, Severino Francisco, Gustavo Faleiros, Fátima Bueno, Nicolas Behr)

19h – Exibição de documentário inédito de Vladimir Carvalho, Vestibular 1970

24/04 (segunda)

Das 17h às 19h – Lançamento do livro Uma cidade encantada: memórias da Vila Amaury, de Ivany Neiva + lançamento do livro Roteiro dos Acampamentos Pioneiros no DF, do Iphan/DF

25/04 (terça)

17h – Lançamento do livro “Entre cores e utopias, o grafite em Brasília e seus arredores” + roda de conversa com grafiteiros sobre arte urbana em Brasília

26/04 (quarta)
17h – Roda de conversa com Luis Humberto, mais importante fotógrafo vivo de Brasília, sobre Andanças fotográficas pelo centro nervoso da cidade com projeção de fotos.
19h – Encerramento com o grupo Cantigas Boleráveis.