Confira a programação oficial do aniversário de Brasília.

Até 29 de abril.

Dê um rolê, projeto que une Márcia Castro, Anelis Assumpção e Curumin para interpretar canções dos Novos Baianos na sexta (21) às 20 horas no Setor Comercial Sul.

O aniversário de Brasília ganha uma programação oficial que contempla 28 atrações artísticas, selecionadas por meio de chamamento público, serão distribuídas por dez espaços. Nesta quarta (19 de abril), o primeiro show será do artista plural Renato Matos, que levará sua batida afropop ao Museu Nacional, para a abertura da exposição MUNDEZ. Após o show, a galeria principal do museu estará aberta à visitação. A mostra é composta pelos acervos do próprio museu e do MAB, que se encontram debaixo da cúpula com a arte urbana, de grafiteiras e grafiteiros. Trabalhos de Antonio Delei, Brixx Furtado, Flávio Soneka, Gilmar Gake, Gilmar Satão, Guga Baygon, João Sowtto, Michelle Cunha, Mikael Omik, Odrus, Tiago Botelho e Toys Daniel interagem com as obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Rubem Valentim, Anita Malfatti, Heitor dos Prazeres, Orlando Teruz, Cícero Dias e Volpi.

Mikael Omyk.

No fim de semana do aniversário, dias 21, 22 e 23, a Torre de TV vira palco para shows de 11 artistas, mais a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em concerto especial com projetos sociais de alunos da rede pública de ensino de UnB. “Os shows trazem grande variedade de estilos e origens do Brasil e representam as culturas que formam a identidade de Brasília, igualmente diversa. Nesses 57 anos, 30 anos do tombamento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade, queremos voltar nosso olhar para o nosso maior patrimônio, que é a riqueza de nossa cultura”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Dona Gracinha. Foto: Sérgio Moraes.

Os shows na Torre começam no dia 21, às 18h, com o forró de Dona Gracinha e dança urbana do grupo Black Spin Breakers. Em seguida, sobe ao palco a banda Dê um Rolê. O grupo, em plena ascensão no cenário nacional, realiza show em homenagem aos Novos Baianos. Para encerrar o primeiro dia de shows, a cantora paraibana Elba Ramalho apresenta seu show O Carnaval do Brasil. O DJ Nagô faz a discotecagem.

Raça Negra.

No sábado (22), o grupo Raça Negra será a atração principal da noite, que ainda contará com apresentações do DJ Barata, Boi do Sei Teodoro, Ciclone na Muringa, Trio Siridó e a sambista Cris Pereira. Para encerrar as atividades da Torre, no domingo (23), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta concerto a partir das 17h.

Cacai Nunes.

No domingo, a festa segue a partir das 19h, com os shows da edição especial do Poderes da Arte, no Centro Cultural Três Poderes. Celebrando também o Dia do Choro, sobem ao palco os instrumentistas Cacai Nunes e, em seguida, Fernando César. Para fechar o evento, o público poderá curtir a música caipira de Renato Teixeira.

Renato Teixeira.

A programação cultural do Aniversário de Brasília deste ano vai muito além dos shows e reúne durante todo o mês um variado cardápio de atividades para além do Plano Piloto.

Em homenagem também ao Dia do Índio, o Cine Brasília realizada nesta quarta (19), exibição especial do documentário Martírio, seguida de debate com os realizadores. E, até o domingo (23), está aberta para visitação a Mostra de Cultura dos Povos Indígenas, no Memorial dos Povos Indígenas.

Martírio. Foto: Erneste Carvalho.

Na próxima semana, estão previstas ações de educação patrimonial, sobre Brasília e sua história, para alunos do ensino fundamental da rede pública em locais como o Centro Cultural Três Poderes, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Catetinho.

“Neste ano teremos mais de 30 ações distribuídas em 16 dias de programação, em várias regiões administrativas, ampliando o acesso da população à toda a programação, que é muito diversa e vai desde contações de história, teatro infantil e exposições até shows artísticos”, complementa a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares.

Ocupando três dos mais tradicionais espaços culturais de Brasília, o programa de Educação Patrimonial preencherá as tardes do Catetinho, do Museu Vivo da Memória Candanga e do Centro Cultural Três Poderes com o novo espetáculo da Cia. Teatral Mapati, Da discórdia ao quadrilátero que “desescondeu o Brasil”. A programação matutina desses espaços contará com apresentações do Quilombos da Liberdade e dos espetáculos Saci é uma Peça! e Brincando com Livros.

Outro destaque da programação é o inédito circuito de apresentações artísticas no Metrô, no dia 28 de abril. Nesta data, a Estação Central – Plano Piloto receberá o sarau literário Lira que Gira; o show dos violeiros Roberto Corrêa e Badia Medeiros; e o Zé do Pife e as Juvelinas. No Terminal Samambaia, se apresentam Grupo Menino Jesus de Praga de Brazlândia, o teatro de rua Carriola; e o projeto Aborígene: Trilhando Poesias. A terceira parada será na estação da Praça do Relógio, em Taguatinga, onde o público poderá curtir o projeto A Arte de Ler, ouvir o som de Macedo & Mariano e da Orquestra Percussiva Batukenjé.

Zé do Pife e As Juvelinas. Divulgação.

Programação – Aniversário de Brasília 2017:

MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS: 17 a 23 de abril
9h às 17h30 – Mostra de Cultura dos Povos Indígenas

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – EXPOSIÇÃO MUNDEZ: 19 de abril a 4 de junho
20h – Renato Matos
19h às 22h – Projeção Mapeada (VJ Alexandre Rangel – Quase-Cinema Lab)

CINE BRASÍLIA:
19 de abril
Exibição de Martírio, às 19h, seguida de debate com realizadores. Entrada franca.
20 a 23 de abril
Lobo Fest: 9º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos (programação em www.lobofest.com.br)

SETOR COMERCIAL SUL: 20 de abril
12h às 23h – 5ª Cultural (primeira edição de 2017)

TORRE DE TV: 21 de abril
11h às 15h – 6º KILOMBRASILIA
18h às 18h40 – Dona Gracinha da Sanfona
19h às 19h40 – Black Spin Breakers
20h às 21h30 – Dê um Rolê
22h às 23h30 – Elba Ramalho
DJ Nagô

PARQUE DA CIDADE: 21 de abril
13h às 22h – Picnik Aniversário de 5 anos (com incentivo da LIC)

TORRE DE TV: 22 de abril
18h às 18h40 – Boi do Seu Teodoro
19h às 19h40 – Ciclone na Muringa
20h às 20h40 – Trio Siridó
21h às 21h40 – Cris Pereira
22h20 as 0h30 – Raça Negra
DJ Barata

TORRE DE TV: 23 de abril
17h30 às 20h – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional com projetos sociais de alunos da rede pública de ensino e UnB

PRAÇA DOS TRÊS PODERES: 23 de abril
19h às 19h40 – Cacai Nunes
20h às 20h40 – Fernando César
21h às 22h30 – Renato Teixeira
19h às 22h – Projeção Mapeada (Cinema Voador)

CATETINHO: 25 de abril
9h às 10h – Quilombos da Liberdade
15h às 16h – Espetáculo Da discórdia ao quadrilátero que “desescondeu o Brasil”, da Cia. Teatral Mapati

MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA: 26 de abril
9h às 10h – Espetáculo Saci é uma Peça!, de Kamala Ramers
15h às 16h – Espetáculo Da discórdia ao quadrilátero que “desescondeu o Brasil”, da Cia. Teatral Mapati

PRAÇA DOS TRÊS PODERES: 27 de abril
9h às 10h – Teatro Literário – Brincando com Livros
15h às 16h – Espetáculo Da discórdia ao quadrilátero que “desescondeu o Brasil”, da Cia. Teatral Mapati

METRÔ E IMEDIAÇÕES: 28 de abril
Estação Central – Plano Piloto
16h30 – Sarau Literário – Lira que Gira
17h30 – Roberto Corrêa, Badia Medeiros e grupo Catira
18h30 – Zé do Pife e as Juvelinas
Terminal Samambaia
16h30 – Grupo Menino Jesus de Praga de Brazlândia – Folia de Reis e Dança de Roda
17h30 – Carriola – Teatro de Rua
18h30 – Aborígine: Trilhando Poesias

Praça do Relógio (Taguatinga)
16h30 – A Arte de Ler
17h30 – Macedo & Mariano
18h30 – Orquestra Percussiva Batukenjé

VILA PLANALTO: 29 de abril
20h às 21h ARUC
21h às 22h Liga Tripa