Brasília Cênica promove mais de 200 atividades culturais.

Sementes. Foto: Débora Amorim.

O projeto Brasília Cênica movimenta as artes cênicas até novembro, com 222 ações gratuitas em oito espaços do DF. A programação traz apresentações teatrais, oficinas, minicursos, exibição e debates de filmes e leituras dramáticas O calendário foi iniciado em agosto e segue até novembro e o projeto é uma parceria entre a Funarte e a Secretaria de Cultura do DF.

Participam do projeto os espaços independentes: Teatro Goldoni, na Asa Sul; Usina Centro de Arte e Mapati, na Asa Norte; Espaço Cultural Bagagem, no Gama; Espaço Cultural Moinho de Vento, em Santa Maria; Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga; Espaço Galpão do Riso e Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia.

Todas as atividades são realizadas por produtores, artistas e diretores do Distrito Federal. Além de formar público para os grupos locais, o projeto serve para a formação e capacitação artística. “Os equipamentos culturais não compreendem apenas espaços públicos, mas também os privados e independentes e o Brasília Cênica impulsiona essa cena”, avalia a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura, Mariana Soares.

Com o objetivo de capacitar artistas e agentes culturais com ou sem experiência no ramo, uma série de oficinas integra a programação. Elas são realizadas em todos os oito espaços participantes e ensinam técnicas como dança, arte circense, produção, iluminação e atuação teatral, confecção de bonecos, treinamento vocal e improvisação. Parte das atividades são voltadas para o público infantil.

Companhias locais aproveitam o espaço e visibilidade do Brasília Cênica para apresentar espetáculos, sejam inéditos ou consagrados. O Usina Centro de Arte (Setor de Oficinas Norte, Quadra 1, Conjunto B, Lote 12) é um dos palcos do projeto e coloca em cartaz as peças “Retratos”, com o ator Giovane Aguiar (1º de setembro); “As Quatro Estações” (2 de setembro) e “Vertigem” (3 de setembro). “O Circo Mulambo” é um dos espetáculos do Espaço Cultural Bagagem (Quadra 40, Lote 16, Setor Central, Gama) apresentado nos dias 1º e 22 de setembro. Já o espaço Moinho de Vento (EQ 304/307, Conjunto C, Lote 01. Santa Maria Sul), tem como um dos espetáculos apresentados na primeira semana do mês, “Os 3 Piratas”, no dia 3 de setembro.

Programação completa