“Brasília Museu Aberto” lançou livro em noite badalada no MAB

A curadora Danielle Athayde. Fotos: Johnson Barros.

O Museu de Arte de Brasília foi palco de uma grande festa, na última quarta (18 de maio). Os pilotis do prédio foram ambientados com mobiliário Breton, para acolher os cerca de 400 convidados que, em uma das noites mais frias do ano, fizeram questão de prestigiar o lançamento do livro “Brasília Museu Aberto”.

A artista plástica Naura Timm.

A edição de 400 páginas, capa dura e bilíngue (português e inglês), é resultado da exposição “Brasília- Da Utopia à Capital”, que já foi apresentada em 12 países, dentre os quais: a França, o Reino Unido e a Itália; e deu origem ao formato virtual da mostra, lançada em 2020. A edição conta com a participação de mais de 40 artistas que fizeram, ou fazem parte da história de Brasília, tais como os fotógrafos Ake Borgulund, Raymond Frajmundi e Rui Faquini.

Clayton D´Paula, Tarcisio Viriato e Ana Flávia Coelho.

O livro ainda apresenta um capítulo especial dedicado a criação da Coleção Brasília – acervo Izolete e Domício Pereira, casal pioneiro da capital, que reuniu ao longo de cinco décadas um acervo icônico sobre a história da cidade.

Lana Cortes e Renato Acha.

No capítulo final, o livro apresenta registros fotográficos das projeções mapeadas realizadas nas duas últimas edições, em prédios emblemáticos da Brasília, onde já foi realizada: nos edifícios do Congresso Nacional, na cúpula do Museu da República, nas fachadas do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Casa do Catador na Ceilândia, e no Museu Histórico de Planaltina.

Mara Nunes, Ricardo Movits e Marli Dirschen.

O MAB também serviu de tela e foi colorido com as projeções mapeadas na noite de lançamento do livro, que foi presenteado para cada um dos convidados. A curadora do projeto Danielle Athayde, da Artetude Cultural, aproveitou a ocasião para fazer uma doação de um exemplar do programa educativo, em braile, para o CEEDV – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais.

Pedro LaPlace e Kátia Turra.

O convite do evento já era uma obra de arte. Criação da Papier D´art estampava um desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, de uma das obras que faz parte da Coleção Brasília. Os presentes foram brindados com espumantes e vinhos da Wine C e delícias do buffet Junior Menezes, Café Andrade, Pães 5 Estrelas e frutas Perboni. A decoração de flores foi da Meu Doce Lar e cerimonial à cargo de Mauro Carvalho. A música ficou a cargo da apresentação do Rodrigo Zolet Jazz Trio e da DJ Mica nas pickups. 

Mercedes Urquiza e Aline Ferrari.

A próxima parada do projeto “Brasília Museu Aberto”, que conta com patrocínio da Brasal, Sabin e Sesi, será no Museu da República, no dia 2 de junho, com uma grande festa de encerramento. 

Lana Cortes, Renato Acha, Paula Pratini e Andressa Reis.