Festa no Museu Nacional da República encerra, em grande estilo, a exposição virtual “Brasília Museu Aberto”

Danielle Athayde. Fotos: Johnson Barros.

A última sexta (3 de junho) foi marcada por uma festa, a céu aberto, em frente à cúpula do Museu Nacional da República. Cerca de 400 convidados brindaram o final da terceira edição do projeto “Brasília Museu Aberto”, que tem curadoria de Danielle Athayde, da Artetude Cultural e patrocínio da Brasal, Sabin e Sesi.

Cláudio Pereira.

A grande obra de Oscar Niemeyer, mais uma vez, serviu de tela, para as projeções mapeadas de obras de artistas como Siron Franco, Galeno, Naura Timm Tarsila do Amaral, Roberto Burle Marx, Tarciso Viriato, Wagner Barja, Alfredo Volpi, entre outros. A edição 2022 contou ainda com a participação dos artistas brasilienses Camila Soato, Lui Rodrigues, Paulino Aversa e Roger Regner.

Carlos Bracher.

O fotógrafo Orlando Brito, a artista plástica Marianne Peretti, e o arquiteto Carlos Magalhães, que nos deixaram recentemente, também foram homenageados no evento. Destaque o artista Carlos Bracher, que fez questão de marcar presença no evento e conferir suas obras em grande escala na cúpula do museu. 

Anna Karina de Carvalho, Rafaella Rezende e Mayton Campello.

A noite marcou também o lançamento do site do projeto www.brasiliamuseuaberto.com.br, onde todo o conteúdo das projeções, obras dos artistas, programa educativo e o livro digital do projeto poderão ser acessados.

Hyago Bryan e Renato Acha.

Os convidados foram brindados com delícias do Biscoito Mineiro, Junior Menezes Gastronomia e Beirute, que também serviu chopp. Uma participação pra lá de especial, foi a do seu Raimundo Maciel, que há 16 anos vende suas pipocas em frente o Museu da República. Espumantes da Wine C e o som da DJ Mica completaram o astral da festa, que colocou os convidados para dançar ao ar livre em um cenário modernista, que só Brasília é capaz de nos oferecer.  

Raimundo Maciel.

Para a curadora Danielle Athayde a sensação é de realização em seu objetivo de apresentar a história da nossa cidade, através da arte, mundo afora.

Simônia Queiroz, Pedro LaPlace, Jimi Figueiredo e Kátia Turra.

E no dia 14 de julho, Danielle realiza mais um feito, com a abertura no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, da mostra original “Brasília – Da Utopia à Capital” – que deu origem à mostra virtual Brasília Museu Aberto – e que retoma sua itinerância internacional, e depois de ter passado por 12 países.

José e Mônica Maciel e Tereza Rolemberg.

“É muito emocionante poder voltar a fazer, de forma presencial, essa mostra que leva a história da nossa cidade para o mundo. E em especial em um museu, cujo projeto é assinado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha” em um ano tão importante em que comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, comemora Danielle Athayde.

Nicolas Behr e Tarciso Viriato.
Deni Moraes e Carla Marinho.
Paulino e Andreia Aversa.
Renato Acha e Giovani Mota.
Marcos Teixeira e Renato Acha.