Festival de Fotografia ocupa o Centro de Convenções com entrada franca.

De 15 a 18 de novembro.

Márcia da Silva. Divulgação.

A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo ocupa os pavilhões e auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães de 15 e 18 de novembro com entrada franca. São mais de 2 mil cliques de fotógrafos das mais diversas vertentes e traz ao público da região Centro-Oeste atividades que abraçam o universo da imagem e da cultura. Além da coletânea com registros produzidos por profissionais e amadores nacionais e internacionais, o evento oferecerá workshops fotográficos, talks com ícones da fotografia, leilão de obras fotográficas, estandes de empresas de tecnologia da imagem, museu da fotografia, leitura de portfólios, e uma série de atividades que envolvem música, moda, desfiles, cenários humanizados e pockets cênicos fotografáveis, além da premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS).

Francisco Willian Saldanha.

Assim como o BPS, a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo tem uma proposta inclusiva. Trabalhos de fotógrafos deficientes visuais e auditivos, de índios, de cadeirantes, de Downs, de refugiados, catadores de lixo e cidadãos que em pleno século 21 ainda precisam lutar contra a exclusão social estarão entre as 2 mil fotos em exposição, compondo a coletânea em cartaz nos quatro dias de evento. O fotógrafo piauiense João Maia é um exemplo. Aos 43 anos, e há 15 com deficiência após desenvolver uma doença autoimune, Maia foi o primeiro fotógrafo deficiente visual a registrar uma Paraolimpíada e agora irá levar toda sua experiência e superação à Cidade da Fotografia. Outros importantes nomes da fotografia inclusiva que estarão no Festival são os jovens com síndrome de Down Jéssica Mendes e o Mohamed Dalloul. Mohamed já expôs suas imagens na Heart & Sold, galeria do Reino Unido que representa artistas com síndrome de Down do mundo inteiro. Com o tema “Fotografia Inclusiva”, a paranaense de Maringá Maria Angelita Djapoterama também irá levar ao público a sua experiência a partir de trabalhos realizados com povos indígenas e deficientes.

Aldivo Mendes.

Os talks e workshops com ícones da fotografia também serão gratuitos. Nomes como Júnior Luz, Leandro Nunes, Carlos Nascimento e Henrique Ferrera, além dos talentos de Brasília como Bento Vianna, Clausem Bonifácio, Daniel Zukko, Cleber Medeiros e Edu Vergara estarão compartilhando experiências e batendo um bom papo com os amantes da fotografia nos momentos dedicados ao encontro com o público. A mostra estará subdividida em alas para a melhor circulação do público. Brasília terá uma especialmente dedicada a ela com cliques que deixam claro que a capital é uma das cidades mais fotografáveis do planeta, e um dos motivos para sediar a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo. Meio ambiente, esporte, cliques de fotoclubes também terão alas próprias. Os fotógrafos que estarão nos talks e palestras também expõem em spots próprios.

Eunice Vasques.

Shows musicais com artistas da cidade animam a Expo (veja programação no site). Pablo Fagundes, Célia Rabelo, Esdras Nogueira, Félix Júnior, a banda Passo Largo e o grupo Chorando Baixinho, Marcos Cabrera Funky Blues Duet e Veramares Duo fazem shows nos quatro dias, sempre às 12h e 18h30, na Praça de Alimentação. Sim, um oásis gourmet será um ponto de encontro para os visitantes da Expo. Produtos e produtores da rede Slow Food e Fic Brasile (Federação Italiana de Cozinheiros) desembarcam nesse espaço com delícias produzidas em Brasília e região a preços acessíveis. O spot também receberá chefs reconhecidos e o Espaço do Vinho, com venda de taças de espumantes e vinhos nacionais e internacionais. Para os curiosos ou aficionados pela fotografia gastronômica, uma dica: o fotógrafo Gustavo Gracindo bate papo com o público sobre seu segmento.

Andre Magarão Costa.

A criançada não pode ficar de fora. O Grupo Ciranda anima a Cidade da Fotografia com uma brinquedoteca e oficinas temáticas para a garotada e a Cia Néia e Nando faz uma maratona de espetáculos infantis a preços convidativos. Os personagens da trupe, sempre muito bem caracterizados, circularão pela Cidade da Fotografia para serem fotografados. Também estão previstos tours fotográficos no sábado e domingo da Expo. “Ano passado fizemos um tour que rendeu imagens belíssimas com fotógrafos que vieram para a festa de premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Foi uma experiência incrível. Brasília impressiona profissionais e amadores e vê-la pelos olhos de quem não vive aqui o dia-a-dia é muito bacana”, relata Edu Vergara. “A Expo será um marco na cidade, uma festa para brasileiros e estrangeiros. Brasília merece eventos desse porte e o público é nosso convidado de honra”, acrescenta Rodrigo Nimer, diretor executivo da Expo.

Luiz Mendonça.

A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo receberá ainda a premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, mola propulsora desse grande evento, assim como o lançamento do livro 2018/2019 do festival, com 400 imagens, inclusive as grandes vencedoras. O BPS está em sua quarta edição e é considerado o maior festival de fotografia popular do Brasil. “Em 2018 recebemos 12 mil fotos. Os vencedores serão anunciados e receberão os prêmios em uma festa dentro da Expo. As obras premiadas nas edições anteriores do BPS também estarão na exposição ”, revela Nimer.

Míriam Queiroz Ramalho.

Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo
De 15 a 18 de novembro
Quinta: de 12h as 22h
Sexta e sábado: de 10h as 22h
Domingo: de 10h as 21h
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Programação
Entrada franca.