Lançamento do livro Brasília 1960-2010: passado, presente e futuro.

    No intuito de familiarizar o leitor com os conceitos que nortearam o risco preliminar da cidade, as tentativas de orientação e controle de sua expansão urbana e as ações voltadas para a proteção de seu conjunto urbanístico, a presente obra inicia-se com a republicação de alguns – entre os inúmeros – textos essenciais para abordar tantas questões significativas. Reproduzidos em seu inteiro teor, estes são o Edital do Concurso de Projetos para a Nova Capital do Brasil, acrescentado das informações complementares fornecidas pela Novacap; o Relatório do Plano Piloto de Brasília e o documento Brasília Revisitada, ambos de Lucio Costa. Por se tratar de um texto muito extenso, do texto “Brasília: 1957-1985, do Plano Piloto ao Plano Piloto”, de Maria Elisa Costa e Adeildo Viegas de Lima, são reproduzidos excertos que abordam de forma mais sistemática o desenvolvimento da cidade. Complementa tal abertura a Portaria Iphan n. 314, de 8 de outubro de 1992.

    A seguir, na segunda parte do livro, temos cinco artigos sobre as escalas urbanísticas do Plano Piloto de Brasília, apresentados com o objetivo de garantir um melhor entendimento da concepção de Lucio Costa e das questões envolvidas em seu desenvolvimento e preservação, material este em parte elaborado no âmbito da extinta Diretoria de Preservação (Dipre). São eles: “O princípio das escalas no plano urbanístico de Brasília: sentido e valor além de proporção”, de Lídia Adjuto Botelho; “Escala monumental”, de Mara S. Marquez e Antonio de Oliveira Mello Júnior; “Escala residencial: superquadra, pensamento e prática urbanística”, de Marília Machado; “Escala gregária”, de Maurício Goulart e Francisco Leitão; e “Escala bucólica: os três mosqueteiros são quatro”, de Cristiane Gusmão.

    Concluindo, para abordar o tema da preservação, na terceira parte da publicação são apresentados seis artigos que tratam  da gestão e do futuro da área tombada da cidade, a saber: “Vazios urbanos em Brasília”, de Anamaria de Aragão Costa Martins; “Brasília e os desafios de uma nova realidade urbana”, de Tatiana Celliert Ogliari; “Transporte, circulação e mobilidade: uma reflexão”, de Dalve A. Soria Alves, Érika C. Kneib e Elaine F. A. Santos; “Preservação de Brasília: alguma coisa está fora da ordem”, de Carlos Madson Reis; “Realidades e potencialidades das paisagens de Brasília”, de Jane Monte Jucá; e “Os blocos residenciais de Brasília”, de Sylvia Ficher, Francisco Leitão, Geraldo N. Batista e Dionísio França.

    Estão previstos dois lançamentos:

    Hoje, dia 20.04.2010, às 17 horas, na exposição da Terracap no saguão de desembarque do Aeroporto de Brasília.

    No dia 29.04.2010, às 10 horas, como programação integrante do “Seminário Internacional Brasília Metropolitana 2050: Preservação e Desenvolvimento”, no Museu do Conjunto Cultural da República. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no endereço www.aeceventos.com.br/seminario.htm