De amanhã (20 de abril), a partir da meia-noite até 23 de abril (sexta), acontece a grande festa do povo para comemorar o jubileu de ouro. O Brasília Outros 50 ocorre no Complexo Cultural Funarte, com 50 horas de arte e cultura e com a participação de um grande número de artistas de todo o DF em diversas linguagens. É a verdadeira demonstração da riqueza da diversidade cultural encontrada em Brasília.
Organizado pelo Fórum de Cultura do DF, patrocinado pelos Ministérios do Turismo e Cultura, o evento é dividido em música, samba, artes plásticas, Cultura popular, hip hop, circo e teatro, danças, cinema, artes plásticas e artesanato.
Segundo um dos organizadores do evento, o maestro Rênio Quintas, “será uma linda festa da inclusão, da beleza e da diversidade. todas as linguagens contempladas em um amplo e amoroso painel de nosso bem maior: a Alma do povo que aqui habita! Vamos com o coração leve e a alma tranquila na direção de um nossos maiores desafios mas já vitoriosos, pelo movimento, pela dignidade e pela certeza que cada um de nós está dando o melhor de si! Viva o povo de Brasília, Viva a Arte e a Cultura de nossa Cidade!”, comemora.
A programação é realmente bastante ampla e contempla muitos artistas e linguagens das mais variadas.
Na terça (20 de abril) às 19 horas, acontece a abertura da mostra coletiva “Prazer de Pintura” que reúne artistas visuais de várias gerações, sob curadoria de Bené Fonteles. Nomes como Elder Rocha, Ralph Gehre, Luiz Gallina, Helena Lopes, Elyezer Szturm, Galeno, Arlindo de Castro, José Ivacy, Glênio Lima, Wagner Hermuche, Gersion de Castro, Rômulo Andrade, Gladistone Menezes, Fernando Madeira, Nelson Maravalhas, Glênio Bianchetti, André Santangelo, Evandro Sales, Girafa, Sônia Paiva, Nina Coimbra, Raquel Nava, Marta Mencarine, Renato Rios, Josafa Neves, Clarissa Gonçalves, Andrey Hermuche, Fabio Baroli, Camila Soato e Moisés Crivelaro integram esta exposição.

A programação teatral traz uma infindade de temas e atores. Nomes como Magno Assis com o espetáculo “Reivax X. – Uma comédia cotidiana de amor mudo” que acontece ao meio dia no dia 21 de abril (quarta) e “As Monalisas” com Bruno Mendonça, Edson Cacimiro e Emerson Dourado, com apresentação marcada para às 15 horas (21/04) integram as artes cênicas.
Serviço:
Brasília Outros 50
Local: Setor de Divulgação Cultural – Complexo Cultural Funarte;
Música, Cultura Popular, Circo, Cinema, Dança, Teatro, Fotografia, Artes Visuais, Artesanato.
Data: de 20 de abrilàs 0.00 a 23 de Abril de 2010 – Encerramento sexta-feira com debates, reflexão e oficinas de cultura digital.