Brasília, Meio Século da Capital do Brasil.

Renato Acha

A exposição Brasília, Meio Século da Capital do Brasil abriu na Câmara Legislativa na quarta (20 de abril) e celebrou o novo espaço cultural com um conjunto de fotografias, filmes e documentos históricos sob curadoria de Daniele Athayde.

Duas maquetes de Brasília, uma real e outra virtual são expostas ao lado de obras de artistas brasilienses como Elyeser Szturm, José Eduardo Garcia de Moraes, Oziel, Waleska Reuter, entre outros que fizeram a conexão entre passado e futuro no contexto das artes visuais. A maquete 3D é uma proposta que promete fazer muito sucesso.

Foto: Renato Acha.
A mostra já esteve em Madri e Lisboa e segue para Paris. Ela traça uma linha do tempo em seis blocos temáticos que mostram a capital em seus 51 anos.

A exposição traz a maquete de Brasília, com 30 metros quadrados, e mais quatro instalações de artistas plásticos locais, além de um ciclo de cinema sobre a capital, com a presença de seus diretores e realização de conferências. Alexandre Rangel e Arthur Cordeiro apresentam a maquete 3D que permite visitação ao interior de monumentos com um toque na tela.

Instalação Performance de Waleska Reuter. Foto: Renato Acha.

O registro da evolução da cidade passa pelo clique de Jean Manzon, Marcel Gautheraut, Mario Fontenelle, João Facó e Fabio Colombini em um retrato de diversas gerações e momentos importantes, como um registro da origem e a trajetória até hoje. Uma excelente opção para brasilienses e que fica em cartaz até 3 de julho, das 9h às 18h. Nos fins de semana e feriados a visitação acontece de 14 às 18 horas.

Intervenção e performance de Oziel. Foto: Renato Acha.
Instalação de José Eduardo Garcia de Moraes. Foto: Renato Acha.
Gisel Carriconde, Walter Menon, Elyeser Szturm, Marisa Vargas Mendes Campos e Maria Garcia. Foto: Renato Acha.

Adriana de Andrade e Magno Assis. Foto: Renato Acha.
Ricardo Stumm e Darlan Rosa. Foto: Renato Acha.

Serviço: Exposição “Brasília, Meio século da Capital do Brasil”

Visitação: Até 3 de julho, das 9 às 18 horas (segunda a sexta)

Local: Foyer do Plenário, térreo inferior da Câmara Legislativa (Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, Setor de Indústrias Gráficas).

Entrada Franca.