Buster Keaton – O mundo é um circo no CCBB Brasília.

9 a 28 de outubro.

Buster Keaton – O mundo é um circo no CCBB Brasília
Buster Keaton em “A General” Foto: Divulgação

Com patrocínio do Banco do Brasil e incentivo da Lei Rouanet, a mostra Buster Keaton – O mundo é um circo ocupa o cinema do CCBB Brasília de 9 a 28 de outubro com a maior retrospectiva já feita sobre o ator e diretor americano.

A programação apresenta 70 obras, sendo 22 longas-metragens e 48 curtas e médias, dos quais 16 filmes serão exibidos em película 16mm. Uma produção da Lúdica Produções, com curadoria dos críticos de cinema Ruy Gardnier e Diogo Cavour, a mostra conta ainda com curso, master class, debate e sessões acompanhadas de piano ao vivo – numa rara oportunidade de experimentar o cinema tal qual nos primórdios do século 20.

Para coroar o projeto, a mostra é acompanhada por um livro-catálogo, a primeira publicação produzida em língua portuguesa dedicada a Buster Keaton, com cerca de 200 páginas, fotografias de grandes momentos de sua trajetória, artigos inéditos e textos de autores como David Robinson, Jean-Pierre Coursodon e André Martin (Cahiers du Cinema).

Considerado pelo cineasta Orson Welles o maior ator-diretor da história do cinema, Buster Keaton (1895-1966) é sem dúvida um dos nomes mais importantes da sétima arte e um dos pais fundadores da comédia visual. Basta um breve olhar sobre a história da comédia no cinema para compreender o motivo pelo qual Keaton foi classificado pelo American Film Institute como uma das maiores estrelas do cinema clássico de Hollywood.

Autor de clássicos do cinema silencioso como “Sherlock Jr.” (1924), “A General” (1926) e “O homem das novidades” (1928), Keaton é capaz de combinar humor, aventura e inventividade através de incríveis quedas e acrobacias e de uma inigualável engenhosidade na construção de cenas. São de tirar o fôlego e arrancar risos as cenas de Keaton sobrevivendo a tornados, cachoeiras, avalanches e quedas imensas. Nelas, apesar de sua expressão impassível, seus personagens representam um ato contínuo de otimismo face às adversidades, gerando admiração e identificação em seus espectadores.

Com o fim da era silenciosa do cinema, da qual foi uma estrela essencial, Keaton perdeu a autoria de seus filmes e participou de projetos menores. São desse período, curtas inéditos no Brasil e longas raros (presentes na mostra) como “O Rei da Champs Elyseés” e “O moderno Barba Azul”. Na década de 1960, o cineasta foi redescoberto pela crítica, aclamado em festivais europeus e voltou a estrelar produções de grandes estúdios.

Na programação da mostra serão exibidos todos os filmes dirigidos por Keaton, além dos curtas nos quais atuou junto ao humorista Roscoe “Fatty” Arbuckle; e ainda obras nas quais Keaton teve participação essencial, como o curta “Film” (roteiro de Samuel Beckett, exibição em 16mm e cópia digital restaurada), e os clássicos “Crepúsculo dos Deuses” (de Billy Wilder) e “Luzes da ribalta” (de Charles Chaplin).

“Buster Keaton é fundamental não apenas na história da comédia, mas também na história do cinema no sentido mais amplo”, comenta Diogo Cavour.  “Keaton é o maior gênio da assim chamada comédia física. Seu nível de invenção humorística com objetos e peripécias atléticas é sem igual em toda a história da arte cinematográfica. Famoso como ‘o homem que nunca ri’, ele desenvolveu uma persona cinematográfica só talvez comparável à de Chaplin com Carlitos”, acrescenta Ruy Gardinier.

Em 12 de outubro, aniversário do CCBB e dia das crianças, uma programação especial para toda a família: a sessão das 14h, com os curtas “A parentela da esposa”, “Na Terra dos Gelados”, “A Casa Elétrica” e “Ferraduras modernas” será gratuita. Logo depois, exibição dos longas-metragens “Nossa hospitalidade” e “A General” com projeção de película 16mm e participação dos músicos Serge Frasunkiewicz e Rafael Bacellar executando a trilha sonora ao piano.

A master class, ou melhor dizendo, a “Buster class”, com a pesquisadora Lila Foster, está marcada para 13 de outubro, das 17h30 às 19h30. Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 19h às 21h, o professor Ciro I. Marcondes ministra o curso “Buster Keaton e o poético no cinema silencioso”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.mostrabusterkeaton.com.br.

E, em 28 de outubro, das 19h às 21h, a crítica e pesquisadora Glênis Cardoso e o crítico e pesquisador Pablo Gonçalo participam de um debate sobre a obra de Keaton e seus desdobramentos para o campo do cinema e artes em geral.

A mostra Buster Keaton – O mundo é um circo também passa pelo CCBB Rio de Janeiro (26 de setembro a 14 de outubro) e pelo CCBB São Paulo (11 de outubro a 5 de novembro).

Programação:

9 de outubro (terça-feira)
16h: The Butcher Boy (Com culpa no cartório), A Reckless Romeo (Chico Boia, Romeu de Esquina), The Rough House (A casa do Sr. Pancho) e His Wedding Night (Na noite de casamento) [Digital] – Livre (*)
18h: The Saphead (O pesado) [Digital] – Livre
19h45: Battling Butler (Boxe por amor) [Digital] – Livre
10 de outubro (quarta-feira)
15h45: Oh, Doctor! (Dr. Jalapa), Coney Island, Out West (Velho Oeste) e The Bell Boy (Um rapaz de expediente) [Digital] – Livre (*)
17h45: One Week (Uma semana), Convict 13 (O condenado nº 13) e The Scarecrow (O espantalho) [Digital] – Livre (**)
19h30: Spite Mariage (Noivo caradura) [Digital] – Livre

11 de outubro (quinta-feira)
16h: Moonshine (Fiscal Finório); Good Night Nurse (Ótima operação) e The Cook (Parodiando Salomé) [Digital] – Livre (*)
17h45: Back Stage (Fazendo carreira torta), The Hayseed (Lucro sem proveito) e The Garage (aka Fire Chief) (Vendedor de automóvel) [Digital] – Livre (*)
19h30: Three Ages (À antiga e à Mmderna) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

12 de outubro (sexta-feira)
14h: My Wife’s Relations (A parentela da esposa), The Frozen North (Na terra dos gelados), The Electric House (A Casa Elétrica) e Blacksmith (Ferraduras modernas) [Digital] – Livre (entrada franca) (**)
16h: Our Hospitality (Nossa hospitalidade) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)
17h45: The General (A General) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)
19h30: The Play House (O Faz-Tudo), The Boat (Um grande navegante), The Paleface (À prova de fogo) e Cops [Digital] – Livre (**)

13 de outubro (sábado)
14h: The Haunted House (A Casa dos Fantasmas), Hard Luck (Com pouca sorte), The High Sign (Melhor que a encomenda) e The Goat (Bode expiatório) [Digital] – Livre (**)
16h: Daydreams (Sonho e realidade), The Balloonatic (O Aeronauta) e The Love Nest (No alto mar) [Digital] – Livre (**)
17h30: Buster Class: Master class com a pesquisadora Lila Foster [12 anos] – Entrada Franca.
20h10: Sherlock Jr. (Bancando o águia) [16mm] – Livre (Sessão com acompanhamento musical de piano)

14 de outubro (domingo)
14h: Limelight (Luzes da ribalta) [Digital] – Livre
16h30: Pardon My Berth Marks (Noturno do Reno) [Digital], The Taming of the Snood (Criada do barulho) [Digital], La Fiesta de Santa Barbara [Digital] e Film [16mm] – 12 anos (***)
18h30: The Navigator (Marinheiro por descuido) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)
20h: Seven Chances (Os 7 amores) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

16 de outubro (terça-feira)
16h: Oh, Doctor! (Dr. Jalapa), Coney Island e Out West (Velho Oeste) [Digital] – Livre (*)
17h45: El Moderno Barba Azul (O Moderno Barba Azul) – 90 min [Digital]
19h45: Go West (O Vaqueiro Estilizado) – 70 min [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

17 de outubro (quarta-feira)
14h30: Sherlock Jr. (Bancando o águia) [Digital] – Livre (sessão com áudio descrição). Entrada franca.
16h: Le Roi des Champs-Elysées [Digital] – Livre
17h45: Moonshine (Fiscal Finório), Good Night Nurse (Ótima Operação) e The Cook (Parodiando Salomé) [Digital] – Livre (*)
19h30: Battling Butler (Boxe por amor) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

18 de outubro (quinta-feira)
14h15: Back Stage (Fazendo carreira torta), The Hayseed (Lucro sem proveito) e The Garage (aka Fire Chief) (Vendedor de automóvel) [Digital] – Livre (*)
16h: The Gold Ghost (A Cidade Deserta), Allez Oop (Relojoeiro amoroso), Palooka From Paducah (O Campeão de Paducah), One run Elmer (O Esportista) e Hayseed Romance (Romance rústico) [Digital] – Livre (***)
18h: The Railrodder, Buster Keaton Rides Again (Buster Keaton ataca novamente) [16mm] – Livre
19h45: The Bell Boy (Um rapaz de expediente), Neighbors (Vizinhos vigilantes), Cops (O enrascado) e The Blacksmith (Ferraduras modernas) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

19 de outubro (sexta-feira)
14h: The Butcher Boy (Com culpa no cartório), A Reckless Romeo (Chico Boia, Romeu de Esquina), The Rough House (A casa do Sr. Pancho) e His Wedding Night (Na noite de casamento) [Digital] – Livre (*)
16h: Paradise for Buster, The Triumph of Lester Snapwell, The Scribe [Digital] – Livre (***)
18h: Steamboat Bill Jr. (Marinheiro de encomenda) [Digital] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)
19h45: College (Amores de estudantes) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)

20 de outubro (sábado)
14h: Free and Easy (O Jeca de Hollywood) – 92min
16h: One Week (Uma semana), Convict 13 (O Condenado nº 13) e The Scarecrow (O Espantalho) + Neighbors (Vizinhos vigilantes) [Digital] – Livre (**)
18h: The Cameraman (O Homem das novidades) [16mm] – Livre (sessão com acompanhamento musical de piano)
19h45: The Haunted House (A Casa dos Fantasmas), Hard Luck (Com pouca sorte), The High Sign (Melhor que a encomenda) e The Goat (Bode expiatório) [Digital] – Livre (**)

21 de outubro (domingo)
16h: My Wife’s Relations (A parentela da esposa), The Frozen North (Na terra dos gelados), The Electric House (A Casa Elétrica) e Blacksmith (Ferraduras modernas) [Digital + Livre] (**)
17h45: Our Hospitality (Nossa hospitalidade) [Digital] – Livre
19h30: Spite Mariage (Noivo caradura) [Digital] – Livre

23 de outubro (terça-feira)
15h45: The Saphead (O pesado) [Digital] – Livre
17h30: College (Amores de estudantes) [Digital] – Livre
19h: Curso Buster Keaton e o poético no cinema silencioso, com o professor Ciro Inácio Marcondes [12 anos]

24 de outubro (quarta-feira)
14h30: Buster Keaton: A Hard Act to Follow – 150 min [Digital] – Livre
17h30: The Navigator (Marinheiro por descuido) [Digital] – Livre
19h: Curso Buster Keaton e o poético no cinema silencioso, com o professor Ciro Inácio Marcondes [12 anos]

25 de outubro (quinta-feira)
16h: Steamboat Bill Jr. (Marinheiro de encomenda) [Digital] – Livre
17h45: Sherlock Jr. (Bancando o águia) [Digital] – Livre
19h: Curso Buster Keaton e o poético no cinema silencioso, com o professor Ciro Inácio Marcondes [12 anos]

26 de outubro (sexta-feira)
16h30: The Invader (Fanfarronadas) [Digital] – Livre
18h: Curtas Keaton 5 [Digital] – Livre
19h30: The General (A General) [Digital] – Livre

27 de outubro (sábado)
14h: Parlor, Bedroom and Bath (Romeu de Pijama) [Digital] – Livre
15h40: Go West (O vaqueiro estilizado) [Digital] – Livre
17h15: Seven Chances (Os 7 amores) [Digital] – Livre
18h40: Film + Notfilm [Digital] – 12 anos

28 de outubro (domingo)
10h30: The Play House (O faz-tudo), The Boat (Um grande navegante) + The Paleface (À prova de fogo) [Digital] – Livre (**)
13h30: Three Ages (À antiga e à moderna) [Digital] – Livre
15h: Sunset Blvd. (Crepúsculo dos Deuses) [Digital] – Livre
17h15: The Cameraman (O homem das novidades) [Digital] – Livre
19h: Debate com a crítica e pesquisadora Glênis Cardoso e o crítico e pesquisador Pablo Gonçalo sobre a obra de Buster Keaton. Mediação do curador Diogo Cavour [12 anos]

Legendas:

(*) Curtas Arbuckle: filmes dirigidos por Roscoe “Fatty” Arbuckle, com atuação de Buster Keaton.
(**) Curtas Keaton: filmes dirigidos por Buster Keaton.
(***) Curtas tardios: série de filmes encenados por Buster Keaton em sua velhice.