Festival “Buster on Tour – Cinema Infantil na Terra dos Vikings” chega ao CCBB.

Bram Pimentinha. Divulgação.
Bram Pimentinha. Divulgação.

O festival de cinema Buster on Tour no Brasil – Cinema Infantil na Terra dos Vikings chega ao CCBB, de 6 a 25 de janeiro de 2016. Trata-se de uma homenagem a um dos mais importantes eventos de cinema infantojuvenil da Europa, o festival dinamarquês Buster, realizado desde 2000. Produzido pela Bergamota, numa parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, o festival reúne 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, com destaques exibidos no festival em Copenhague, além de produções brasileiras.

O evento realizará sessões especiais para a primeira infância com recreação, além de debates após projeções específicas. Além disso, o festival oferece oficina gratuita para estimular educadores a utilizarem e discutirem o audiovisual como ferramenta em aulas. Inscrições antecipadas e mais informações: oficinabuster@gmail.com.

Dublados em português ou sem diálogos, os filmes foram reunidos em 12 sessões de diferentes durações e gêneros, respeitando o limite de atenção de cada faixa etária – para crianças a partir dos 3 anos, por exemplo, há sessões de programas de curtas-metragens com cerca de 30 minutos, enquanto os pequenos a partir de 4 anos têm programas de até 40 minutos no total.

A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.

Ovelhas.
Ovelhas.

Destaques:

O média-metragem ‘A Banheira do Benny’ (1971), da Dinamarca, é um verdadeiro clássico no país nórdico. Adorado por diferentes gerações, tem direção de Jannik Hastrup, considerado o avô da animação dinamarquesa. O longa ‘A Vovó Voadora’, de 2001, também foi um fenômeno popular na Dinamarca por conta de sua trilha sonora, que chegou a figurar nas paradas locais de álbuns mais vendidos.

Outros destaques curiosos são os curtas ‘Chikiara – O filho do lutador de sumô’, sobre a milenar arte marcial japonesa; ‘A melodia de Layla’, história delicada sobre as tradições e dificuldades da sociedade afegã; e ‘O pequeno Cousteau’, emocionante animação da República Tcheca que homenageia o mítico explorador francês Jacques Cousteau. Já o sueco ‘E se…’, baseado em um best-seller local infantil, tem canções compostas e interpretadas por Nina Persson, vocalista da banda pop The Cardigans.

Na seleção de filmes brasileiros, está ‘O Menino e o Mundo’, longa de Ale Abreu, pré-candidato ao Oscar de animação em 2016, que fez grande sucesso no Buster e foi muito bem recebido na Dinamarca.

Sessões Especiais:

Recreacionistas recebem as crianças menores de forma lúdica e animada nas sessões voltadas para o público a partir dos 3 ou 4 anos, proporcionando jogos cênicos que dialogam com o conteúdo da programação da sessão e interagindo com as crianças. Após a projeção, o debate é aberto aos espectadores e um mediador estimula a curiosidade dos pequenos, trazendo curiosidades sobre os filmes assistidos e incentivando que os pequenos façam suas perguntas.

Duas sessões do filme ‘A Banheira do Benny’, que traz animações sobre fotografia e já era bastante inovador na época, serão seguidas por debate especial sobre o filme e sobre a cultura dinamarquesa.

Oficina:

Especialmente voltada para multiplicadores, educadores, professores, arte-educadores, oficineiros. O objetivo do workshop, ministrado pelo compositor e educador dinamarquês Mathias Madsen Munch, é apresentar aos multiplicadores forma de integrar projetos audiovisuais à educação infantil, a partir da ideia de que qualquer pessoa, não importa se seguirá carreira de cineasta, é apta a se comunicar por meio do cinema e das novas mídias. O workshop acontecerá no dia 20 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 18h. Inscrições antecipadas podem ser feitas através do e-mail: oficinabuster@gmail.com.

“As mídias digitais são uma poderosa ferramenta para ajudar crianças a aprenderem e ser criativas”, afirma Munch, que, entre outros pontos, também aborda na oficina a importância de se desenvolver a história a ser contada e todos os passos de uma produção audiovisual.

“Filmes podem ser muito livres e plurais como forma de expressão, e é importante que os educadores compreendam e possam se relacionar com o que os alunos estão produzindo”, complementa Füsun Eriksen, idealizadora do festival Buster. Füsun defende que “jovens e crianças usuários da mídia são muito competentes no aspecto técnico, mas o grande desafio é a produção de conteúdo”.

A oficina será ministrada em inglês e terá tradução consecutiva em português.
Carga horária: 4 horas

A Banheira do Benny.
A Banheira do Benny.

Programação:

QUARTA, 06.01
15h – Cinefilinhos – 10 anos
19h – A Banheira do Benny – sessão seguida de debate

QUINTA, 07.01
15h – Sessão Curtinha 2 – com recreação
17h30 – As Aventuras do Avião Vermelho

SEXTA, 08.01
15h – Sessão Curtinha 4 – com recreação
17h30 – O Menino e o Mundo

SÁBADO, 09.01
11h – Sessão Curtinha 1 – com recreação
15h – Cinefilinhos – 10 anos

DOMINGO, 10.01
11h – Cinefilinhos – 5 anos
15h – A Vovó Voadora

SEGUNDA, 11.01
15h – Sessão Curtinha 3 – com recreação
17h30 – Cinefilinhos – 5 anos

QUARTA, 13.01
15h – O Menino e o Mundo
17h30 – Bram Pimentinha

QUINTA, 14.01
15h – Sessão Curtinha 3 – com recreação
17h30 – Brasileirinhos

SEXTA, 15.01
15h – Cinefilinhos – 5 anos
17h30 – A Vovó Voadora

SÁBADO, 16.01
11h – Sessão Curtinha 2 – com recreação
15h – As Aventuras do Avião Vermelho

DOMINGO, 17.01
11h – Sessão Curtinha 4 – com recreação
15h – A Banheira do Benny – sessão seguida de debate

SEGUNDA, 18.01
15h – Sessão Curtinha 1 – com recreação
17h30 – Cinefilinhos – 10 anos

QUARTA, 20.01
11h – Sessão Curtinha 4 – com recreação
14h às 18h – OFICINA
19h – A Vovó Voadora

QUINTA, 21.01
11h – Sessão Curtinha 1 – com recreação
19h – Bram Pimentinha

SEXTA, 22.01
15h – Brasileirinhos
17h30 – As Aventuras do Avião Vermelho

SÁBADO, 23.01
11h – Sessão Curtinha 3 – com recreação
15h – Bram Pimentinha

DOMINGO, 24.01
11h – Brasileirinhos
15h – O Menino e o Mundo

SEGUNDA, 25.01
15h – Sessão Curtinha 2 – com recreação
17h30 – A Banheira do Benny

SINOPSES

SESSÃO CURTINHA – PROGRAMA 1
Recomendado para crianças a partir de 3 anos. Total: 31 minutos
* atividades recreativas antes e depois da projeção

O PASSARINHO E O ESQUILO (Der kleine Vogel und das Eichhörnchen), Suíça, 2014, 5min, Livre
Direção: Lena von Döhren
É outono e um passarinho é o fiel guardião da última folha que sobrou na árvore. Quando ele está prestes a regar a folha, um esquilo travesso rouba a água e sai pulando de árvore em árvore. A perseguição só acaba quando eles dão de cara com uma raposa, e não é água que ela quer.

PAWO (Pawo), Alemanha, 2015, 8min, Livre
Direção: Antje Heyn
No Tibete, “pawo” quer dizer “corajoso”. Nesta história mágica, uma menina precisa mostrar que tem mesmo coragem ao se ver em um mundo muito diferente. Ao encontrar criaturas bem estranhas, ela vai percebendo a força e as habilidades que possui.

A LUVA (La moufle), França, 2014, 9min, Livre
Direção: Clémentine Robach
O frio do inverno está congelante quando uma garotinha sai de casa com o avô para pendurar uma casa de passarinho. No caminho de volta, ela perde uma luva e os animais da floresta não perdem tempo em tentar usá-la como abrigo para uma noite quentinha.

O ELEFANTE E A BICICLETA (Le Velo de L’elephant), França, 2014, 9min, Livre
Direção: Olesya Shchukina
Mais do que qualquer coisa, o elefante quer ter uma bicicleta. Quando ele vê uma bike vermelha novinha por um bom preço, não pensa duas vezes: começa a guardar dinheiro para realizar seu grande sonho.

SESSÃO CURTINHA – PROGRAMA 2
Recomendado para crianças a partir de 3 anos. Total: 31 minutos
* atividades recreativas antes e depois da projeção

E SE… (Tänk om…), Suécia, 2014, 13min, Livre
Direção: Marika Heidebäck e Linda Hambäck
Histórias sobre a vida dos animais, travessuras e fazer amizades. Uma declaração de amor à harmonia entre todos os seres. Baseado no best-seller infantil sueco de mesmo nome, tem trilha sonora de Nina Persson, vocalista do grupo The Cardigans.

ZEBRA (Zebra), Alemanha, 2013, 3min, Livre
Direção: Julia Ocker
A zebra ama suas listras, mas o que fazer quando suas listras não fazem o que você pede? Uma comédia sobre como são as coisas quando não acontece o que se espera.

RATO QUE O PARTA (Vasa), Letônia, 2013, 7min, Livre
Direção: Janis Cimmermanis
O time de exterminadores da Letônia é convocado para resgatar o Museu Marítimo, infestado de ratos. Depois de um gato falhar e um super aspirador também, parece que ninguém é páreo para os roedores. Mas os exterminadores só precisam usar um pouco mais a imaginação.

FRED E ANABEL (Fred und Anabel), Alemanha, 2014, 8min, Livre
Direção: Ralf Kukula
Fred, o gato, e Anabel, a gansa, são melhores amigos. Quando chega o inverno, Anabel voa para o sul com os outros gansos e Fred sente falta da amiga, com quem consegue conversar, mesmo que do outro lado do mundo.

SESSÃO CURTINHA – PROGRAMA 3
Recomendado para crianças a partir de 3 anos. Total: 31 minutos
* atividades recreativas antes e depois da projeção

NUMA FOLHA QUALQUER (Der kleine Vogel und das Blatt), Suíça, 2012, 4min, Livre
Direção: Lena von Döhren
Um passarinho corre enlouquecido atrás de uma folha, enquanto a raposa, por sua vez, caça o passarinho. Uma versão do clássico gato pega rato. Ou vice-versa.

MOPS & OLLIE (Mops & Ollie), Dinamarca, 2013, 8min, Livre
Direção: Christian Kuntz
Em um pequeno planeta embaixo de uma mega rodovia intergaláctica moram os ETs Mops e Ollie. Os dois passam o tempo brincando com o lixo que as naves jogam para baixo, mas, certo dia, as coisas parecem que vão dar errado.

O PASTOR E SUAS MUITAS, MUITAS, MAS MUITAS CABRAS (El cabrero y sus muchas, muchas muchísimas cabras), Reino Unido, 2013, 7min, Livre
Direção: Will Rose
Seguimos o dia-a-dia de um pastor e seu rebanho de cabras, que viajam de sol a sol pelas montanhas. Eles parecem não querer parar para nada – nem mesmo diante de um desfiladeiro.

CORRIDA (Corrida), Letônia, 2011, 7min, Livre
Direção: Janis Cimmermanis
Um time de resgate é acionado quando um toureiro é encurralado em uma árvore por um touro que fugiu da arena. Animação encantadora de bonecos de massinha em stop-motion.

OVELHAS (Lambs), Alemanha, 2013, 4min, Livre
Direção: Gottfried Mentor
Uma ovelha que não é como as outras – e como isso pode acabar sendo uma coisa boa. Um filme sobre a importância (e a graça) de ser diferente.

SESSÃO CURTINHA – PROGRAMA 4
Recomendado para crianças a partir de 4 anos. Total: 44 minutos
* atividades recreativas antes e depois da projeção

O CORAÇÃO DE HERMAN (Herman’s hjerte), Noruega, 2014, 8min, Livre
Direção: Anne Kristin Berge
Herman vive em paz com seu ursinho de pelúcia em uma grande árvore, cercada por um lindo jardim. Uma noite, um visitante inesperado aparece e Herman decide mandá-lo embora, mesmo com chuva, para a floresta sombria. Arrependido, ele vai em seu resgate.

O PEQUENO COUSTEAU (Maly Cousteau), República Tcheca, 2014, 8min, Livre
Direção: Jakub Kouril
Os mistérios de uma ilha não saem da cabeça de um garotinho. Quando o moleque pensa ter visto seu grande herói, o explorador francês Jacques Cousteau, ele acaba envolvido em uma aventura submarina que nunca esquecerá.

AMIGO OU INIMIGO? (Will-Bot), Dinamarca, 2011, 6min, Livre
Direção: Kim Hagen
Will-Bot, o robô, tem medo de tudo. Em seu planeta, nada acontece, mas ele segue fazendo patrulhas dia e noite. Um dia, uma espaçonave aterrissa e um robô gigante sai de dentro. Ele parece mau e perigoso, mas será mesmo?

A TOUPEIRA E O MAR (Krot na more), Rússia, 2012, 5min, Livre
Direção: Anna Kadykova
Uma pequena toupeira vive perto de uma rodovia e sonha em viajar para a praia. Mas quanto movimento tem por lá, uma loucura! Se ao menos ela pudesse ter momentos tranquilos na beira do mar…

OURIÇOS NA CIDADE (Ezi un lielpilseta), Letônia, 2012, 10min, Livre
Direção: Evalds Lacis
Quando um grupo de ouriços acorda depois de hibernar e percebe que uma cidade foi construída em cima de sua floresta, decide resolver o assunto com as próprias mãos.

NO CORAÇÃO DO INVERNO (Au coeur de l’hiver), Suíça, 2012, 7min, Livre
Direção: Isabelle Favez
É inverno. A despensa dos coelhos está vazia e eles precisam se aventurar na floresta em busca de comida. A coruja e o pica-pau, no entanto, também estão famintos.

SESSÃO CINEFILINHOS – 5 ANOS
Recomendado para crianças a partir de 5 anos. Total: 50 minutos

A GRAVATA (The Tie), Bélgica, 2014, 9min, Livre
Direção: An Vrombaut
Um pequeno planeta laranja está cheio de girafas com pernas muito compridas. Não é muito fácil para uma bebezinha girafa: ela só quer brincar, mas fica um pouco complicado quando todas as outras girafas têm a cabeça acima das nuvens.

O VENDEDOR DE BITS (Bitseller), Espanha, 2013, 10min, Livre
Direção: Juanma Sánchez
Um escritor troca sua máquina de escrever por um computador e tenta começar uma nova história. Dentro do computador, porém, tem um bit encrenqueiro que não tem a menor intenção de fazer o que lhe mandam.

ROB & RON (Rob n Ron), Dinamarca, 2013, 4min, Livre
Direção: Peter Smith e Magnus Møller
Enquanto Rob está planejando o maior roubo do Velho Oeste, seu irmão Ron chega para visitá-lo com café e bolo. A mesa da casa quebra, Ron fica furioso, mas Rob sabe como contornar a situação.

RITO DE PASSAGEM (Ride of Passage), Dinamarca, 2012, 5min, Livre
Direção: Christian Bøving-Andersen
Um garoto precisa participar de uma caçada para marcar sua entrada na vida adulta e ganhar respeito de sua tribo. Mas a aventura não sai do jeito que o pequeno Toki, que conta com a ajuda de um camaleão, esperava.

A FUGA (Run Out), Alemanha, 2012, 10min, Livre
Direção: Michael Haas e Thomas Schienagel
Uma lâmpada queimada decide escapar, mas conquistar sua própria liberdade revela-se mais difícil do que parece.

BEM MELHOR AGORA (Much Better Now), Áustria/Itália, 2011, 6min, Livre
Direção: Phillip Comarella e Simon Griesser
Quando um pequeno marcador de página consegue escapar de um velho livro empoeirado, ele tem a oportunidade de finalmente surfar através das páginas.

AMALDIÇOADO (Damned), Reino Unido, 2011, 9min, Livre
Direção: Richard Phelan
Um castor megalomaníaco resolve abraçar mais do que pode carregar quando aparece a chance de realizar o sonho de sua vida: construir um dique na floresta.

LONGAS – RECOMENDADOS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 6 ANOS

A VOVÓ VOADORA (Flyvende farmor), Dinamarca, 2001, 77min, 6 anos – DUBLADO
Direção: Michael Wikke e Steen Rasmussen
Dir: Michael Wikke, Steen Rasmussen, Denmark 2001, 77 min.
Enquanto seus pais trabalham duro no aeroporto para que todo mundo possa viajar, Eva, 9 anos, está decepcionada passando as férias na sala de casa. Depois de visitar sua avó numa casa de repouso, as duas resolvem ir para Roma atrás de Age – piloto e antiga paixão da velhinha, ele tem o péssimo hábito de pegar no sono quando fica muito feliz. Nesta viagem com ares de conto de fada e muita música, nada é impossível.

BRAM PIMENTINHA (Brammetje Baas), Holanda, 2012, 80min, 6 anos – DUBLADO
Direção: Anna van der Heide
Bram adora inventar coisas e aprender palavras novas, mas se decepciona em seu primeiro dia na escola: ele odeia ficar parado, e no colégio precisa ficar quietinho ouvindo seu professor e fazendo suas tarefas. Mas o garoto logo descobre que pode ir bem longe com sua imaginação, ilustrada com belíssimas sequências animadas.

SESSÃO BRASILEIRINHOS – 8 ANOS
Recomendado para crianças a partir de 8 anos. Total: 74 minutos

PIERRE E A MOCHILA, Brasil, 2013, 11min, 8 anos
Direção: Iuli Gerbase
Pierre, de 10 anos, muda-se para a casa do avô depois de ser abandonado pela mãe. No novo colégio, três meninas muito teimosas irão ajudá-lo a ficar alegre enquanto preparam um musical sobre as invenções de Thomas Edison.

A GRANDE VIAGEM, Brasil, 2011, 15min, 8 anos
Direção: Caroline Fioratti
Idoso, Mário está doente e não consegue mais distinguir, com clareza, passado e presente. Embora vendesse guias de viagem, nunca rodou o mundo, até que surge a chance de conhecer os quatro cantos do planeta ao lado do neto.

A CORDILHEIRA DE AMORAS II, Brasil, 2015, 12min, 8 anos
Direção: Jamille Fortunato
A indiazinha guarani kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.

SALU E O CAVALO MARINHO, Brasil, 2014, 13min, 8 anos
Direção: Cecília da Fonte
A história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo quer participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora, em Pernambuco.

MINHA RAINHA, Brasil, 2008, 11min, 8 anos
Direção: Cecília Amado
É carnaval no Rio de Janeiro e as escolas-de-samba mirins se preparam para entrar na avenida. A pequena Joseane vê seu sonho de ser porta-bandeira vir abaixo ao descobrir que ninguém encontra o seu estandarte, e relembra toda sua expectativa para entrar feito rainha no desfile.

BÁ, Brasil, 2015, 14min, 8 anos
Direção: Leandro Tadashi
Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

LONGAS – RECOMENDADOS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 8 ANOS

O MENINO E O MUNDO, Brasil, 2014, 85min, 8 anos
Direção: Alê Abreu
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Exibida com sucesso no festival Buster em em Copenhague, na Dinamarca, a animação retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO, Brasil, 2014, 70min, 8 anos
Direção: Frederico Pinto e José Maia
Baseado no livro clássico de Erico Veríssimo, conta a história de Fernandinho, um garoto solitário, que recentemente perdeu a mãe. Quando ele ganha um livro de infância do pai, resolve que precisa resgatar o Capitão Tormenta da história, viajando por diferentes países e até pela lua a bordo de um aviãozinho vermelho, acompanhado por seus brinquedos favoritos.

SESSÃO CINEFILINHOS – 10 ANOS
Recomendado para crianças a partir de 10 anos. Total: 73 minutos – DUBLADO

CHIKIARA – O FILHO DO LUTADOR DE SUMÔ (Chikiara – Sumobryderens sø), Dinamarca, 2013, 32min, 10 anos
Diretor: Simon Lereng Wilmont
Chikiara pratica sumô, luta japonesa que precisa de muito treinamento e disciplina. O garoto acha legal vencer campeonatos e deixar seu pai, um ex-lutador, orgulhoso, mas não tem muita certeza de que quer continuar praticando o esporte.

A MELODIA DE LAYLA (Tro, håb, Afghanistan: Laylas Melodi), Dinamarca, 2013, 16min, 10 anos
Diretor: Jens Pedersen
Layla vive em um orfanato em Cabul. Seu pai morreu na guerra e sua mãe, muito pobre, se viu obrigada a deixar a filha na capital afegã. Mas Layla não se importa, já que lá pode tocar música e estudar, o que mais gosta de fazer. Quando recebe a notícia de que sua mãe, depois de quatro anos, vem visitá-la, Layla logo desconfia de que vai ter de enfrentar um casamento arranjado.

PAI DE FINAL DE SEMANA (Weekendfar), Dinamarca, 2013, 25min, 10 anos
Direção: Johan Stahl Winthereik
Em uma desastrada tentativa de reaproximação de seu pai, que não vê muito, Sune acaba embarcando em uma viagem de sobrevivência pelas florestas da Suécia. Mas nada dá certo, e o garoto ainda esbarra num dos fugitivos mais procurados pela polícia.

LONGA – RECOMENDADO PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 10 ANOS

A BANHEIRA DO BENNY (Benny’s badekar), Dinamarca, 1971, 41min, 10 anos – DUBLADO
Direção: Jannik Hastrup, Fleming Quist Møller
Amado por crianças e adultos e verdadeiro clássico na Dinamarca, o filme conta a história de Benny, garoto que vive sozinho e entediado enquanto o pai trabalha e a mãe está mais preocupada em conversar com as amigas. Um dia, Benny encontra um girino num lago perto de casa e resolve levá-lo para viver na banheira. Mal sabe ele que o bicho é um príncipe encantado, que abrirá as portas para um mundo fantástico e grandioso dentro de sua própria casa.

A Toupeira e o Mar.
A Toupeira e o Mar.

Serviço: Buster on Tour no Brasil – Cinema Infantil na Terra dos Vikings
Data: De 6 a 25 de janeiro de 2016, de quarta a segunda
Local: CCBB (SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul)
Informações: (61) 3108-7600
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada)
10% dos ingressos são reservados à população de baixa renda.