Cacá Diegues abre “Seleção Cinema: A França no olhar do Brasil”


Foto: Divulgação

O cineasta Cacá Diegues inaugura no próximo dia 07 de abril (quarta), a programação do projeto que pretende exibir, até o final do ano, na Sala Le Corbusier da Embaixada da França, filmes franceses escolhidos por grandes nomes do cinema brasileiro.

Os melhores filmes franceses selecionados por grandes nomes do cinema nacional. É o que o público poderá ver a partir do dia 07 de abril no Seleção Cinema: A França no olhar do Brasil, um projeto da Embaixada da França no Brasil. Até o fim do ano, o evento vai exibir uma grande diversidade de obras e irá mostrar as mais relevantes produções cinematográficas francesas clássicas e recentes. Seleção Cinema estréia com a exibição do filme Lola, de Jacques Demy, indicado pelo cineasta Cacá Diegues. A sessão de abertura, às 19 horas, contará com a presença do cineasta que, ao final da exibição, conversará com o público sobre o filme. Todas as sessões do projeto serão apresentadas pelo professor e crítico de cinema, Sérgio Moriconi. A entrada é franca.

A programação foi escolhida por onze profissionais da área de cinema, entre eles João Moreira e Walter Salles, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos e Lúcia Murat. Ao todo foram selecionados 28 clássicos do cinema francês, além de inéditos como Capitão Achab, direção de Philippe Ramos, e Jean de La Fontaine, dirigido por Daniel Vigne. Este último é a próxima atração do projeto Seleção Cinema: A França no Olhar do Brasil, dia 14 de abril.

Os filmes pertencem ao acervo da Cinemateca da Embaixada da França que conta com 400 filmes legendados em português, entre documentários e ficções, que são emprestados durante todo o ano para cerca de 400 instituições culturais e educativas de todo o país. Em 2009 quase 500 mil pessoas assistiram a roduções francesas através desta ferramenta única de difusão não comercial do cinema francês. Desde 2006, quinze mil associados também têm acesso gratuito ao melhor do cinema francês, além de debates e encontros com cineastas famosos no Cinemaison, o cineclube da Maison de France, no Rio de Janeiro.

Para a responsável pelo setor audiovisual da Embaixada da França, Brigitte Veyne, “a proposta pretende sensibilizar um público maior para o cinema independente francês, através de um olhar brasileiro sobre a nossa cinematografia. Mais infomações sobre o cineasta Cacá Diegues e sobre o filme Lola estão no site: www.cinefrance.com.br/selecaocinema

SELEÇÃO CINEMA:
A FRANÇA NO OLHAR DO BRASIL

Dia 07 de abril de 2010
Local: Sala Le Corbusier da Embaixada da França
Horário: 19 horas
Entrada franca

Título Original: Lola. Origem: Itália / França, 1961. Direção: Jacques Demy. Gênero: Drama. Roteiro: Jacques Demy.Produção: Georges de Beauregard e Carlo Ponti. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Michel Legrand. Elenco: Anouk Aimée, Marc Michel, Jacques Harden. Duração: 85 min. Classificação: 12 anos.

Sinopse: “Me agradava muito a idéia de fazer algo sobre fidelidade, a fidelidade para lembrar e misturar ali minhas recordações de Nantes” (JACQUES DEMY)
Lola (Anouk Aimée) é uma dançarina de cabaré que espera pelo retorno de Michel (Harden), namorado que há sete anos foi para a América e é pai de seu filho. Ele prometeu voltar somente quando estivesse rico. Durante sua ausência, Lola é cortejada por Roland (Michel), seu amigo de infância, e pelo marinheiro americano Frankie (Scott). Tudo indica que ela acabará escolhendo definitivamente um dos dois, mas seu coração ainda pertence a Michel. O filme é dedicado ao diretor alemão Max Ophüls, que dirigiu diversos dramas e romances.