O Bloco Cafuçu do Cerrado vai animar o Pré-Carnaval no Setor Bancário Norte.

31 de janeiro.

cafucu do cerrado
O bloco pré-carnavalesco Cafuçu do Cerrado vai animar as ruas de Brasília pelo quarto ano. O bloco se reúne no dia 31 de janeiro (domingo), a partir de 15 horas, no estacionamento principal do Setor Bancário Norte (Quadra 2).

O Cafuçu do Cerrado é um jovem bloco pré-carnavalesco anual que desfila em Brasília sempre no Setor Bancário Norte no domingo que antecede a folia, uma semana antes do carnaval. As raízes do Cafuçu do Cerrado estão fincadas na cultura carnavalesca paraibana e pernambucana (terra natal dos produtores do bloco), que se tem como atração principal as troças: orquestras que tocam frevos, marchinhas de carnaval, outras músicas típicas, além do que há de mais moderno e gostoso no universo da ruedeira e da sofrência: o brega.

O diferencial do bloco é justamente a irreverência dos seus foliões, denominados Cafuçus e Cafucetas (ou Rariú, variação pernambucana). Cafuçu é um neologismo criado no Brasil, usado geralmente para designar uma pessoa brega, sem classe (sabem de nada, inocentes). Fisicamente pode se referir a pessoa de feições grosseiras, feia e/ou mal arrumada. Normalmente cafuçu também é utilizada para definir algo de mal gosto, muitas vezes esteticamente incoerente.

Neste bloco os cafuçus e cafucetas vestem-se de forma extremamente brega: cordões de “ouro”, camisa florida e calça de oncinha são o que há de mais chique e moderno que a tecnologia avançada desse mundo há um dia de conceber no exato momento desde a explosão do big bang.

Serviço: Bloco Cafuçu do Cerrado – Ano 4
Data: 31 de janeiro (domingo) – Concentração às 15 horas
Local: Estacionamento principal do Setor Bancário Norte (Quadra 2)
Grátis.