Cai Guo-Qiang recruta voluntários para ateliê aberto.

Divulgação.
Divulgação.

O consagrado Cai Guo-Qiang é um misto de criança e cientista, sempre imagina obras grandiosas e intrigantes, é aficionado por fogo e tem como marca registrada obras que fazem uso de pólvora. O artista chinês apresenta engenhocas construídas com material do cotidiano, com a ajuda de inventores chineses amadores. O resultado traz robôs pintores e instalações gigantes, com aviões, submarinos e discos voadores e pode ser visto na exposição “Cai Guo-Qiang – Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis)”, em cartaz no CCBB, de 5 de fevereiro a 31 de março.

A montagem da mostra exige a meticulosidade de uma equipe especializada vinda da China. Em Brasília, o artista executará uma série inédita de telas criadas com explosões de pólvora. O CCBB vai acolher um ateliê aberto, que contará com a participação de voluntários, que serão recrutados para produzir obras sobre papel especial, com a técnica de queima de pólvora.

Programa Educativo:

Ufocinas: oficina para crianças. Exposição Cai Guo-Qiang – Da Vincis do Povo (pág. Dupla)

3 de fevereiro às 9h, 11h, 15h e 17h.

Cai Guo-Qiang acredita que as grandes invenções da humanidade foram criadas nas garagens de residências de visionários. Sob este mesmo princípio, serão realizadas oficinas com crianças para inventarem objetos a partir de diversos materiais e sucata, de acordo com a criatividade de cada um. Os objetos criados poderão ser selecionados para compor a mostra Cai Guo-Qiang: Da Vincis do Povo. As ufocinas, com aproximadamente 2 horas de duração, são voltadas para crianças de 8 a 12 anos. As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3108 7623 /7624.

Visitas Mediadas

O Programa Educativo oferece visitas mediadas à exposição Cai Guo-Qiang – Da Vincis do Povo, para público interessado. A visita apresenta a mostra e termina com uma oficina que desenvolve experiências relacionadas com a visita e a exposição. O público escolar e universitário recebe material educativo específico para uso em sala.

Horários: Ter a Dom, de 09h às 21h.
Local: Galerias I e II, Pavilhões I e II, Vão Central e área externa
Duração: 90 min
Agendamentos: (61) 3108-7623 ou 3108-7624

Lendo Arte no CCBB

Visita mediada à exposição Guo-Qiang – Da Vincis do Povo. A visita é apresentada a partir de temáticas especificas de cada mostra e interações com assuntos relacionados com História da Arte, Filosofia, Antropologia, Design e campos afins.

Ponto de Encontro: Balcão do Programa Educativo
Horário: Sábado e Domingo, às 18h
Duração: 90 min

Serviço: Cai Guo-Qiang – Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis)

Programação dos processos de criação das obras:
22 a 24 de janeiro, das 16h às 18h,

28 a 30 Janeiro,  das 16h às 18h

Local: Galerias I e II, Pavilhões I e II e Sala Multiuso
Data: De 05 de fevereiro a 31 de março/ Terça a Domingo, das 9h às 21h
Entrada franca – Classificação Livre.