Camille e Rodin no palco.

Foto: Alexandre Catan. Divulgação.
Foto: Alexandre Catan. Divulgação.

A paixão entre o escultor Auguste Rodin e sua aluna e amante Camille Claudel foi notória e já ganhou as telas de cinema. Agora é a vez da cidade receber a montagem Camille e Rodin, em cartaz no Teatro Ulysses Guimarães, da UNIP (913 sul), nos dias 26 e 27 de julho.

A montagem tem direção de Elias Andreato e traz Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore estão no elenco. Camille Claudel é uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que quebrou laços com sua classe social e a moral vigente, que entra em conflito com sua família e com as normas de conduta aceitas à sua época para se tornar uma artista grandiosa. Auguste Rodin é um gênio já maduro que, com seu talento e trabalho, se transformou no maior escultor de todos os tempos, representando, através de sua arte, as paixões humanas.

Ao chegar à cidade de Paris, muito jovem, Camille Claudel se torna aluna, discípula e amante de Auguste Rodin. Ao mesmo tempo em que combate o preconceito da sociedade, como mulher e artista, posa para ele e o fascina com sua personalidade. O diálogo amoroso se torna presente nas obras dos dois. A intuição criativa de Camille e o apuro conquistado em anos de estudo por Rodin, tornam as obras de ambos muito próximas, a ponto de não se saber qual obra do mestre inspirou a aluna e vice-versa, promovendo um embate de natureza artística entre os dois.

Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento, o rompimento definitivo marcará a vida e o trabalho dos dois para sempre. Auguste Rodin se torna o maior escultor de todos os tempos. Camille Claudel enfrenta a desilusão amorosa, a moral avassaladora da época, a não aceitação das mulheres na arte da escultura, a rejeição da família e as dificuldades financeiras. Após longo período debatendo-se, Camille entrega-se à solidão e à loucura. Por iniciativa de seu irmão, o escritor Paul Claudel, é internada à força num manicômio, aos 49 anos, onde passará os trinta anos seguintes até sua morte.

Serviço: Camille e Rodin

Data: 26 e 27 de julho

Local: Teatro Ulysses Guimarães (Universidade Paulista – UNIP, 913 sul)
Horários: sábado às 21 horas / domingo às 20 horas
Ingressos: R$ 40,00 (meia) e R$ 80,00 (inteira)
Ingressos à venda: Ingresso Rápido (4003.1212) e bilheteria do teatro
Clientes da Porto Seguro + 1 acompanhante têm 50% de desconto sobre o valor da inteira
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 75 minutos
Gênero: drama
Informações: http://www.camilleerodin.com.br