A exposição “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade” está na Caixa Cultural.

Renato Acha

A mostra “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade” apresenta fotografias de André Cypriano com textos de Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta nas Galerias Piccola I e II da Caixa Cultural Brasília.

Esta rica arte, uma fusão entre dança e esporte é uma herança africana de grande relevância em todas as camadas sociais no Brasil e no mundo, retratada em um livro homônimo que deu origem à mostra. O percurso da capoeira, do Brasil Colonial até os dias de hoje, e seu inestimável valor social são analisados sob o olhar atento do trio, com curadoria de Denise Carvalho.

O espaço consagrado a esta dança foi reproduzido na expografia, com um assentamento para o Orixá Exu, a entidade que deve ser cumprimentada antes de qualquer roda iniciar-se, além de uma fotografia em louvor ao grande Mestre Pastinha, elementos presentes em diversos centros de ensino e prática da capoeira. Os instrumentos musicais, tecidos e pinturas em cores fortes integram a instalação elaborada para a apresentação das fotos e textos.

Serviço: Exposição fotográfica “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade”

Visitação: Até 16 de janeiro de 2011

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Local: Caixa Cultural Brasília – Galerias Piccola I e II – SBS, Quadra 4, lote3/4, Brasília – DF

Telefones de contato: (61) 3206 9450 – administração; (61) 3206 9448 – recepção.

Agendamento de visitas mediadas:

(61) 3206-9892, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h.

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada franca
Classificação indicativa livre.