Cardabelle Padaria abre as portas com as experimentações multiculturais do chef francês Benoît Rataboul.

403 Norte.

Chef Benoît Rataboul. Divulgação.

O mercado de padarias em Brasília tem sido presenteado com uma gama de opções que revelam tanto a criatividade dos chefs quanto a grande abertura dos comensais da cidade para empreendimentos de alto nível. Agora é a vez da comercial da 403 norte receber a Cardabelle Padaria, empreitada do francês Benoît Rataboul.

O chef prima por criações que passam por um pão com um toque de dendê e outros condimentos da culinária baiana, cozido na folha de bananeira até o tradicional croissant francês com recheio de creme de paçoca de amendoim, doce tipicamente brasileiro. Algumas delícias recebem condimentos da culinária tailandesa, italiana e uma pitada de criatividade alinhada com a tradicional culinária francesa. A ideia é unir um ambiente aconchegante com uma proposta multicultural.

Muito mais do que uma padaria, a Cardabelle é fruto das vivências, histórias e sensações do mestre padeiro Benoît Rataboul. Nascido e criado na região de Aveyron, na França, muita conhecida internacionalmente por seu queijo Roquefort e também por seu prato mais famoso, o Aligot. Benoît cresceu no pequeno vilarejo de Onet L’Église, numa casa situada entre uma fazenda de cabras e outra de vacas, em contato diário com o terroir. De suas indas e vindas para o Brasil, se “apaixonou” em/por Brasília, literalmente, e decidiu ficar na cidade. Alguns anos depois inaugura a Cardabelle, inspirada nas lembranças de quando era criança, na cozinha de sua avó, no cheiro da terra e nas tentativas de dominar a fermentação. Atiçado pela criatividade, o menino futuramente teria nas mãos a oportunidade de alimentar corações. “A padaria é a realização de um sonho, do desejo de aprimorar e transformar ingredientes simples – água e farinha – em um alimento complexo e saboroso, capaz de nutrir a alma e o corpo. Todas essas experiências sempre me fascinaram, e é essa a história que quero contar em cada uma das minhas criações”. Afirma.

O mestre conta que Cardabelle é uma espécie nativa da flora da região onde cresceu. “Seguindo a tradição local, os moradores colocavam a flor na porta de casa para atrair a boa sorte. A casa que cresci também tinha esse nome, daí a inspiração para o nome da padaria, que trará à Brasília um pouquinho dessas memórias de infância e, ao mesmo tempo, expressam o momento que vivo agora, de intensas pesquisas e experimentações”, enfatiza.

Croissant Brasil, com recheio de paçoca.

A padaria está localizada na CLN 403 BL E, bem próxima da região central da cidade. Além de um menu para lá de afetivo e requintado, a Cardabelle será um ponto de encontro, um espaço de troca entre seus clientes. “Nossa intenção é que nossos clientes se sintam em casa, que possam marcar com os amigos um happy hour, ou vir comemorar o aniversário, um reencontro, uma despedida ou mesma fazer aquela reunião de trabalho em um ambiente acolhedor e harmônico”. Futuramente, o mestre padeiro pretende realizar eventos e atividades culturais voltadas para os diferentes públicos, além de cursos de panificação de caráter profissionalizante e até mesmo para crianças. “Um patrimônio cultural próprio se expressa na tradição e no savoir-faire dos artesãos. As receitas tradicionais que atravessaram os séculos refletem o domínio da execução e do manuseio da massa. Para mim, isto é uma base fundamental que precisa ser exercitada e transmitida às futuras gerações”, ressalta.

No menu da Cardabelle, os clientes poderão levar para casa verdadeiras especiarias. São 12 tipos de pães, de todas as texturas, sabores e aromas, além de folheados e brioches tradicionais, receitas exclusivas do chef. Os sanduíches, quiches e saladas complementam o cardápio que oferecerá cerca de 40 produtos criados pelo mestre Benoît. Na carta de vinhos, champagnes e espumantes as melhores opções entre franceses, brasileiros, italianos, chilenos e argentinos. E não poderia faltar o café, que será apresentado numa versão Expresso Cardabelle, que promete dar o que falar.

O chef Benoît começou sua formação em panificação em 2007, com a obtenção do Certificat d´Aptitudes Professionelles (CAP). Após trabalhar em algumas padarias, decidiu continuar sua formação em 2011, no Institut National de la Boulangerie – Pâtisserie (INBP), onde obteve o Brevet Professionel e o Brevet de Maîtrise – um diploma exigido na França para o uso do título de Maître Boulanger e para o ensino da panificação. No Brasil, formou-se em gastronomia e pós graduou-se em Docência no Ensino Superior em 2017, pelo IESB.

Pão da Horta com acréscimo de beterraba e um toque de gengibre e o Pão do Quinta com acréscimo de cenoura e suco de laranja.

Serviço: Cardabelle Padaria
Funcionamento a partir de 2 de setembro
De 7:30 às 21:00, de terça a domingo
Endereço: CLN 403 – Bloco E – Loja 43
Informações: (61) 99657-7741
Facebook