A programação semanal do Instituto Cervantes traz mostra em homenagem ao cineasta Carlos Saura e ao Dia do Livro.

Carlos Saura - Divulgação

Cineasta, fotógrafo, dramaturgo, diretor de cena, pintor, desenhista, amante do flamenco. Cabem todas as possibilidades em Carlos Saura, mas, embora dedicado a diferentes formas de criação, é um apaixonado pela sétima arte. Em entrevista ao jornal El País, Saura declarou que “O cinema é a explosão, é a intensidade, a paixão e também a diversão. É a ideia total, tudo do que eu gosto se concentra no cinema: a interpretação, a narração de uma história, a fotografia, a cor, a música, o som, a cenografia, tudo.” É com o objetivo de mostrar um pouco de sua participação na cinematografia mundial, que o Instituto Cervantes apresenta esta pequena mostra de algumas de suas realizações.

Confira a programação:

22/04, quinta-feira, 20h
LA PRIMA ANGÉLICA

(Ficção), 1973, 102 minutos
Luis volta à sua terra natal para enterrar sua mãe. Ali, rememora sua infância e adolescência, sobretudo o amor por sua prima Angélica. Pouco a pouco, um passado que julgava superado volta a espreitá-lo…

23/04, sexta-feira, 20h
CRÍA CUERVOS
(Ficção), 1976, 105 minutos

O filme começa com Ana (Geraldine Chaplin) dirigindo-se para a câmera e recordando tudo o que aconteceu desde o momento da morte de seu pai, vinte anos antes. Ana, então uma garotinha, é testemunha do acontecimento: seu pai, Anselmo, morre na cama com sua amante, e a menina -que estava espiando a cena- acredita que a morte ocorreu devido a um copo de leite que o pai bebeu, no qual ela pensa ter colocado veneno, mas, nada mais era, que perborato de sódio…

24/04, sábado, 19h
MAMÁ CUMPLE CIEN AÑOS
(Ficção), 1979, 94 minutos

Um dos filmes mais populares de Carlos Saura, “Mamá cumple cien años” recupera grande parte do casting de “Ana y los lobos”. Agora, por causa do aniversário da matriarca Aparicio, Ana volta para casa, mas, desta vez, em companhia de seu marido, Antonio. A vida da família mudou substancialmente, mas isso não significa que deixe de existir problemas e traumas. A família, além disso, está sacudida por problemas econômicos, então decidem eliminar a mãe, para poder vender a propriedade e dividi-la para construir uma urbanização…

25/04, domingo, 19h
EL AMOR BRUJO
(Musical), 1986, 100 minutos

Amor, dança e morte: estes são os três motes de “El amor brujo”. Carmelo está apaixonado por Candela. Porém seu pai, seguindo as leis ciganas, marcou seu casamento com José. José, que continua se encontrando com sua amante Lucía mesmo depois de casado, morre apunhalado. Carmelo é acusado e passa quatro anos na prisão. Ao regressar ao povoado, Carmelo vê aterrorizado como Candela dança a cada noite com o espírito de José no local onde ele foi assassinado. Uma feiticeira recomenda a Carmelo que dance com Candela a dança do fogo para afastar deles o espectro que os separa. Eles fracassam na tentativa e a única solução é unir a amante de José a ele.

SINFONÍA DE ARAGÓN, 2008
documentário
Sinfonía de Aragón é um documentário de Carlos Saura realizado para o pavilhão de Aragão da Exposição Internacional de Zaragoza de 2008. A música está composta pelo também aragonês Roque Baños. Indubitavelmente é um magnífico documentário sobre Aragão, que teve milhares de espectadores na Mostra. No final se apresenta uma interpretação do bailarino Miguel Angel Berna que enaltece a jota aragonesa dando-lhe um ar moderno. Recentemente, por iniciativa de Heraldo de Aragón, foi difundido gratuitamente em DVD para o público em geral.

23/04 DIA DO LIVRO

BATE-PAPO LITERÁRIO NA BIBLIOTECA DO INSTITUTO
CERVANTES

23 de abril
Dia Mundial do Livro.
Ángel Crespo Biblioteca do Instituto Cervantes de Brasília.

Em 23 de abril de 1616 morreram Cervantes, Shakespeare e “Inca” Garcilaso de la Vega, três autores que atravessam fronteiras e que agora são referência universal. Por este motivo, a UNESCO estabeleceu esta data como “Dia Internacional do Livro e Direitos Autorais”. Ángel Crespo Biblioteca do Instituto Cervantes de Brasília quer comemorar o segundo ano consecutivo, esta data especial dedicada aos livros e incentivar a leitura com as seguintes atividades:

Programação:
11:00-13:00
OPEN HOUSE: visitas guiadas para a biblioteca.

11:00-17:00
HOMENAGE: A Miguel Hernández e Miguel Delibes. Ininterrupto ler textos destes dois grandes escritores espanhóis.

11:00-20:00
ESPANHOL na Feira do Livro: Brasiliense exibem diferentes bibliotecas e vender livros de autores espanhóis e latino-americana em traduções de Espanhol e Português, oferecendo pessoas um desconto de 10%.

15:00
FORUM DISCO: Audição e discussão sobre os poemas cantados por Michael J. Hernandez Manuel Serrat em seus dois álbuns: “Miguel Hernández” (1972) e “Filho da Luz e Sombra” (2010). Presentes: Manuel Lombao.

17:00
NARRATIVA ORAL NA BIBLIOTECA: Várias pessoas contagem em espanhol, ler uma história que não exceda 5 minutos. Da mesma forma, os participantes do concurso literário do micro são convidados a contar suas histórias curtas. Os participantes serão doar um livro e uma rosa.
Os interessados em participar podem se inscrever na biblioteca, antes de 20 de Abril.

18:30
ADJUDICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA micro-narrativas. organizada pela biblioteca.

19:30
PROJEÇÃO da série “Miguel Hernández: Ventos do Povo”, produzido pela RTVE. (2 episódios de 90 min). Legenda: Português

22 a 25/04
CINEMA
TODOS OS MUNDOS DO CINEMA ESPANHOL
Entre o realismo e a fantasia de Carlos Saura

23/04 DIA DO LIVRO
LITERATURA
BATE-PAPO LITERÁRIO NA BIBLIOTECA DO INSTITUTO CERVANTES

Local – Instituto Cervantes